Clicky

INCLUSÃO DIGITAL

Em um Brasil desigual, governo digital tem de servir para todos

Luís Osvaldo Grossmann ... 08/12/2020 ... Convergência Digital

Se é possível identificar avanços na digitalização dos serviços públicos, também é inevitável reconhecer que a desigualdade voltou a crescer no Brasil. E isso exige uma abordagem inteligente no processo de transformação digital que incorpore a simplicidade como elemento básico. 

O alerta é do cientista, professor e empreendedor Silvio Meira, ao discutir a transformação digital do Estado no 5x5 Tec Summit, nesta segunda-feira, 07/12. “O desafio é imenso. Um país da dimensão, da complexidade, e principalmente da desigualdade do Brasil, que não dá sinal de diminuir, pelo contrário, está aumentando, a gente vai ter que ser muito competente para desenhar avanços estruturais nos serviços públicos que sejam realmente inclusivos.”

Em especial, apontou, as soluções devem levar em conta que a conectividade ainda tem lacunas significativas. “Uma coisa básica para a gente fazer é imaginar que omnicanalidade também vale para o Estado. Deveria ser tão simples e fácil eu que não tenho acesso ao digital fazer uma coisa física, a menos que a gente garanta uma universalidade do acesso. E isso significa mais de 99%”, destacou. 

“Vamos imaginar o PIX, que pode ser o começo da escadaria para eliminar dinheiro físico. Mas se for, é preciso que todo mundo consiga ter acesso aos benefícios do PIX, de qualquer lugar, o tempo todo, a partir de qualquer dispositivo. E esse dispositivo pode muito bem ser só um QR Code em um pedaço de papel. Portanto uma omnicanalidade que é só um troço em papel, que uso para receber dinheiro de alguém, para tomar um café, para pagar um lanche. Não é difícil fazer. É muito mais fácil que garantir que todo mundo tenha um smartphone.”

Para Silvio Meira, “têm formas de pensar e vetores de tomada de decisão que envolvem, se a gente vai ter algo que passa por um aplicativo, desenhar um aplicativo que caiba em 4 MB, em 3 MB, para partir do princípio que todo mundo vai usar. Envolve desenhar coisas que demanda pequenos fluxos de dado, em baixa velocidade, para todo mundo ter acesso. Isso é engenharia digital”.

O 5x5 TecSummit acontece até o dia 11 de dezembro, com discussões sobre as verticais Energia, Finanças e Entretenimento. Inscrevam-se!


Carreira
Abin altera calendário da seleção de bolsistas em segurança cibernética

Foram adiadas as datas de homologação de inscrições, entrevistas, recursos e resultado final.  Valor da bolsa é de R$ 1,8 mil para técnico e de R$ 2,8 mil para especialista em segurança da informação.

CCT da Câmara quer rediscutir impacto da venda da Telebras no satélite brasileiro

Proposta de debate foi feita pelo deputado Vitor Lippi (PSDB/SP). Parlamentares querem convocar a estatal, o ministério das Comunicações, o TCU e o ministério da Defesa. Contrato com a Viasat será central no debate.

Mapa de Conectividade avalia oferta de banda larga em 27 mil escolas

Desenvolvida pelo NIC.br, ferramenta permite identitificar acesso à internet, redes disponíveis, medições de desempenho e pode chegar às 140 mil escolas estaduais e municipais.

Engenharia social é um risco grave para crianças e adolescentes

A Internet se tornou o ar que respiramos e para os jovens mais ainda e cabe aos pais terem a noção que segurança da informação é educação de base, recomenda o pesquisador de ameaças na Trend Micro e fundador da comunidade Mente Binária, Fernando Mercês.

Toxicidade da Internet: seu filho pode não ser a vítima, mas o agressor

"Tem uma série de regras de educação, valores da família, formas de se comportar que não valem só para o jogo, para a rede social, valem para a vida”, diz a professora e psicoterapeuta, Ivelise Fortim.

Cert.br: Pais aprendam com as crianças a fazer uma Internet Segura

"Vamos ouvir mais do que falar. Os pais precisam fazer os filhos falarem como atuam na Internet. É uma aprendizagem mútua e necessária", recomenda a analista de segurança Miriam von Zuben. 

Mais de 70% das escolas no Brasil assumem casos de cyberbullying

É imperativo que se trate a Internet como um lugar real e que se responsabilize as pessoas pelos seus atos para evitar os ataques, observou a especialista em comportamento e psicopedagoga Érica Alvim.



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G