Clicky

NEGÓCIOS

Open Source perde cada vez mais espaço para o Windows nos servidores e some nos PCs

Ana Paula Lobo ... 04/06/2020 ... Convergência Digital

O Open Source pode ter recebido um 'abraço da morte' dos grandes fornecedores ao ser incorporado aos seus portfólios. A 31ª pesquisa da FGV EAESP de Tecnologia da Informação, conduzida pelo professor Fernando Meirelles, e divulgada nesta quinta-feira, 04/06, mostra que o open source está perdendo espaço de forma significativa nos servidores, onde despontou como grande opção de custo às empresas.

Se em 2009, o open source chegou a ter 31% de market share e apresentava uma tendência de crescimento nos servidores, hoje, ele está em baixa e deverá, em três anos, ficar com menos de 20% de participação, afirma o professor Fernando Meirelles.

Nos servidores, o Linux respondeu, em 2019,  por 22% de participação de mercado, com os sabores do open source, como o HP/UX e os Unix Like ficando com 5%. "As empresas realmente não estão mais investindo no Linux, Open Source, isso fica evidente", afirma Meirelles. O Windows, da Microsoft, - que ficou ameaçado - agora, nada de braçada e está em 77% dos equipamentos servidores.

Nos PCs, o Open Source nunca conseguiu ameaçar o reinado da Microsoft e cada vez mais estão fora desse mercado. O Windows está presente em 97% dos computadores das empresas, restando ao Open Source se contentar com 3% da preferência. A pesquisa da FGV ouviu 2.622 médias e grandes empresas em 2019. Um resumo da pesquisa pode ser acessado em: www.fgv.br/cia/pesquisa



Red Hat: Open Banking não é uma norma, mas uma nova forma de fazer negócios

Saem as Web Services e entram as APIs para um desenvolvimento ágil e de forma mais colaborativa com um ecossistema de parceiros e baseado no open source, afirma o diretor de soluções da Red Hat para a América Latina, Boris Kuskas. "Não se muda apenas o negócio, mas tem de mudar a cultura, as pessoas e os processos", adiciona.

Dell: Na pandemia, tecnologia evidenciou as desigualdades e retomada passa pelo 5G

Coube à tecnologia evitar um colapso social e econômico ainda maior, afirmou o fundador da Dell, Michael Dell. Já o VP da Dell para a América Latina, Luis Gonçalves, lembrou que endereçar a brecha digital, aprofundada com a Covid-19, é essencial.

PF investiga venda de dados sigilosos de clientes da Caixa

A Polícia Federal deflagrou a Operação Venditionis para apurar se houve vazamento de dados de 127 clientes do banco.

Microsoft vai remover Adobe Flash do Windows 10 e anteriores

A atualização que remove o Adobe Flash também estará disponível para sistemas operacionais mais antigos, como Windows 8.1, Windows Server 2012 e Windows Embedded 8 Standard.



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G