Clicky

Portabilidade: Claro é a tele com mais adesões. Oi e TIM cedem assinantes

Luís Osvaldo Grossmann ... 23/11/2020 ... Convergência Digital

Em 12 anos de portabilidade numérica, a Claro desponta como a operadora que mais ganhou clientes, tanto do serviço fixo como móvel, desde que a troca de empresa com possibilidade de manter do mesmo número telefônico está disponível em todo o país. 

Como mostra o painel de dados disponível no site da Anatel, a Claro recebeu 7,67 milhões de clientes da telefonia fixa e 14,47 milhões da telefonia móvel em todo esse período. Ao mesmo tempo, perdeu 3,64 milhões de clientes fixos e 9,65 milhões móveis nesse mesmo intervalo. 

Em segundo lugar aparece a Vivo. A empresa perdeu um pouco mais de clientes fixos do que ganhou – 5,99 milhões contra 5,52 milhões – mas teve saldo positivo na telefonia móvel – enquanto perdeu 12,17 milhões para concorrentes, ganhou 12,59 milhões. 

Como mostram os números divulgados pela agência, as maiores diferenças entre o total de clientes que saíram e que entraram por conta da portabilidade numérica afetaram especialmente a Oi, na telefonia fixa, e a TIM, na telefonia móvel.  

No período, 6,91 milhões de usuários trocaram a linha fixa da Oi por opções oferecidas por concorrentes. Ao mesmo tempo, a operadora ganhou 1,62 milhões de clientes. O saldo, portanto, é negativo em 5,28 milhões de assinantes. 

No caso da telefonia móvel, a TIM registrou 12,95 milhões de clientes trocarem a empresa por outras operadoras, tendo, no caminho inverso, recebido 8,64 milhões. O saldo é negativo em 4,27 milhões. 


Wi-Fi 6E Brasil 2021 - Cobertura especial - Editora ConvergenciaDigital

Wi-Fi 6E: o futuro da infraestrutura do Wi-Fi

As faixas de 2,4 GHz e de 5 GHz estão congestionadas no Brasil e torna-se urgente ter mais frequência por mais capacidade e eficiência, afirma o chefe de Tecnologia da CommScope para Caribe e América Latina, Hugo Ramos.

Veja mais matérias deste especial

Chamadas de fixo para móvel terão reajuste de até 10,3%

Percentuais autorizados pela Anatel variam de acordo com cada operadora. Os menores foram para a Algar (3,1%), e os maiores para a Oi. 

TIM: Oi móvel é uma operação de venda para resolver um problema do setor

O vice-presidente da TIM, Mario Girasole, diz que os questionamentos fazem parte do rito. "Nós estamos resolvendo um problema de uma empresa que viveu uma situação muito crítica".

Gigantes se unem pelo OpenWiFi para contrapor o Open RAN

Quem está à frente da iniciativa é o Telecom Infra Project (TIP), também responsável pelo Open RAN para as teles celulares. O projeto OpenWifi surge com o apoio da Deutsche Telekom, Boingo e do Facebook. Lançamento oficial será no dia 12 de maio.

STF derruba lei municipal que impedia antena de celular a 100 metros de residências

Sob a justificativa de impedir exposição a campos eletromagnéticos, Lei de Valinhos (SP), de 2018, proibia infraestrutura de telecomunicações próximas a casas, parques, jardins e áreas de preservação. 




  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G