Clicky

Convergência Digital - Home

Itaú: Pix nasceu na nuvem e acelerou ida de sistemas de pagamentos para cloud

Convergência Digital
Luís Osvaldo Grossmann - 02/12/2020

Ao apresentar a parceria de longo prazo com a AWS e os planos de migração para nuvem nesta quarta, 2/12, o diretor executivo de tecnologia do Itaú Unibanco, Ricardo Guerra, destacou que a ideia é migrar tudo o que envolve serviços a clientes. E que alguns deles, como é o caso do recém-lançado sistema de pagamentos instantâneos, Pix, já nasceram em cloud. 

“O Pix nasceu diretamente na nuvem. Quando chegou a normativa [do Banco Central] a gente já julgava que tinha maturidade para lançar nativo na nuvem. Temos lançamentos críticos, há uma serie de interconexões com a plataforma legada, mas o core, o motor transacional e a perspectiva do cliente no Pix está em cloud”, explicou Guerra. 

Maior banco privado do país, o Itaú firmou um contrato de 10 anos com a AWS. E o plano é ir levando os conteúdos para a nova plataforma com prioridade para aqueles serviços mais diretamente ligados aos clientes, assim como aqueles que geram dados. 

“Nossa plataforma de pagamentos está em plena migração, até pelo lançamento do PIX no Brasil. Então ela tem necessidade de ir para cloud. Nossa plataforma de cartão de crédito também, o que deve levar um ou dois anos. A plataforma de adquirência já roda em cloud. Tudo o que fala mais com o cliente, como a plataforma de investimentos, a maioria dos negócios, têm no radar o que precisa ir mais rápido para a nuvem, e vamos continuar planejando isso à medida que as coisas forem acontecendo", completou o executivo.


Destaques
Destaques

Globo migra data center de produção digital para a nuvem pública do Google Cloud

Acordo entre as companhias tem validade de sete anos e engloba o uso do Android TV pela emissora. O data center próprio será vendido, informa o diretor de Estratégia e Tecnologia da Globo, Raymundo Barros. As CDNs da Globo seguem com infraestrutura própria.

Nuvem vira principal alavanca de TICs no Brasil e puxa R$ 181 bilhões até 2024

Projeções da Brasscom no TecForum 2021 ressaltam crescimento acelerado de 20% ao ano da computação em nuvem, especialmente IaaS e PaaS. Big Data, internet das coisas e inteligência artificial também são destaques. 



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Como a IaaS está alinhada ao seu negócio?

Por Fábio Lucinari*

Cada vez mais é preciso considerar que as opções convencionais de TI tendem a ser ineficientes no trabalho de auxiliar as companhias a se adaptarem às necessidades e aos desafios do cenário atual. Infraestrutura como serviço oferece soluções projetadas sob medida e aprimoram o consumo da área de tecnologia.

IA, nuvem e IoT exigem data centers mais eficientes

Por Ed Solis*

Adoção crescente de tecnologias como inteligência artificial, internet das coisas e PoE estão na lista para melhorar o desempenho das redes e a eficiência do gerenciamento.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site