INOVAÇÃO

TIM: 5G vai democratizar o uso da robótica

Ana Paula Lobo e Fábio dos Santos ... 31/10/2019 ... Convergência Digital

Um dos sucessos da edição do Futurecom 2019 foi o robô Joquinha, usado pela primeira vez como auxiliar do maestro João Carlos Martins. O equipamento foi desenvolvido por um ecossistema que envolve a SPI Integração, a TIM e a Nokia. De acordo com Janilson Bezerra, diretor de Inovação da TIM Brasil, o maior ganho do 5G será viabilizar a democratização da robótica.

"A robótica estará cada vez mais no dia a dia das empresas e ampliando as ferramentas de produtividade, como vimos aqui com o maestro João Carlos Martins", observa. Bezerra diz ainda que o robô Joquinha traduz a estratégia da TIM com a inovação aberta ao permitir que a tecnologia se una ao homem para dar um benefício real.

Com o 5G, que quebra barreiras e abre espaço para aplicações de missão crítica, as operadoras ficam habilitadas a fornecer novas experiências em fábricas e indústrias. "Não será uma mudança apenas nas nossas vidas, mas uma transformação social", acrescenta o diretor da TIM Brasil.

A consciência do que virá com o 5G passa pela inovação aberta e pela consolidação de um ecossistema que envolva a academia, as empresas de tecnologia, operadoras e startups. Assista à entrevista com Janílson Bezerra, da TIM Brasil.


Cloud Computing
SentinelOne libera gratuitamente proteção de endpoint com IA para trabalho remoto

Solução,nativa da nuvem, serve para enfrentar a rápida disseminação do Covid-19 e ajudar empresas a manter redes seguras mesmo com os usuários em home office e usando seus próprios dispositivos.

Governo seleciona entidades para compor GT de propriedade intelectual

Grupo Interministerial de Propriedade Intelectual, originalmente parte da Camex e agora sob tutela do Ministério da Economia, terá 10 representantes da sociedade civil. 

BC cria grupo de trabalho para implantar open banking até novembro

GT será formado por representantes do próprio BC, por associações de Internet como Abranet e Câmara-e.net, Febraban (grandes bancos); Abecs e Abipag (empresas de pagamentos); ABBC (bancos médios); OCB (cooperativas), ABCD e ABFintech (fintechs).

Aceleradora busca start-ups e projetos no setor de Cannabis no Brasil

The Green Hub realiza o Cannabis Thinking, para fomentar o desenvolvimento de projetos criativos. Em março, acontecerá o Demo Day.

BC contrata Dinamo Networks e faz acontecer o pagamento instantâneo

Autoridade Monetária selecionou a fornecedora brasileira para comprar 22 HSMs, voltados à segurança das transações por R$ 1,350 milhão. Todo o software usado é desenvolvido no Brasil. Nova infraestrutura pode ser a pá de cal nos cartões de débito, TEDs e DOCs.

Oi Futuro e Sebrae lançam edital de aceleração para empreendedores

Startups terão acesso a espaço de coworking e poderão ganhar prêmios de até R$ 25 mil. Iniciativa terá seis meses de duração e reúne mentorias, consultorias e workshops.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G