Convergência Digital - Home

FGV oferece curso online gratuito de Ciências de Dados

Convergência Digital
Da redação - 22/05/2020

A Fundação Getulio Vargas (FGV) está oferecendo o curso on-line de Introdução à Ciência de Dados durante o período de distanciamento social. Com duração de 60 horas, as aulas serão baseadas em uma bibliografia sugerida, em língua inglesa, com os principais conteúdos em data science da atualidade.

Parte desse material é aberto, mas há itens de acesso restrito e, nesses casos, os participantes deverão arcar com custos dos direitos autorais das obras que subsidiam os estudos. As inscrições podem ser feitas na página do curso e não há processo seletivo para acessar o conteúdo.

Serão disponibilizadas videoaulas gravadas no estúdio da instituição, com exercícios comentados e com a indicação de acesso a outros materiais multimídia que envolvem o tema.

Ao final de seis módulos, os alunos poderão realizar um pós-teste com 10 questões e, atingindo 70% ou mais de êxito, terão direito a imprimir uma declaração de participação.

De acordo com a FGV, os módulos devem traçar um panorama da ciência de dados e as aulas podem ser acompanhadas por pessoas que não tenham profundos conhecimentos de programação, matemática ou estatística.

“O nosso curso apresentará conceitos, estudos de caso reais e aplicações distintas. A ciência de dados está presente na gestão de grandes empresas, bancos e até mesmo nas ações de combate ao coronavírus", destaca Jorge Poco, coordenador do curso e professor da Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getulio Vargas (FGV EMAp).

Segundo a instituição, a formação é voltada a profissionais de áreas de tecnologia correlatas que tenham interesse em conhecer um pouco mais dessa carreira, além de estudantes de ensino superior que desejam conhecer as principais etapas e aplicações da área, que engloba big data.

No total, a instituição está oferecendo 86 cursos gratuitos no período da pandemia, incluindo Fundamentos da Gestão de TI e Impacto da TI nos negócios, ambos com duração de cinco horas. A lista completa pode ser encontrada no site da FGV.


Cientista de dados vai muito além de um analista de BI

São os cientistas de dados que têm capacidade de levar milhares de variáveis em consideração para definir a melhor tomada de decisão, pontua Luiz Malere, gerente de customer advisor e inovação do SAS.

Destaques
Destaques

Metade das empresas no Brasil não confia na própria análise dos dados

Levantamento da Serasa Experian mostra ainda que 42% das companhias brasileiras admitem perder dinheiro com a má qualidade das informações. Má governança é vista como um desafio a ser superado. O mais grave: mais de 70% destão sem estratégia para superar essa etapa.

Dataprev vai comprar Inteligência Artificial e exige uso da nuvem pública

Estatal de TI não revela o montante a ser pago, mas diz que contrato será de 24 meses e inclui capacitação técnica dos funcionários, no modelo de serviços por demanda. Propostas devem ser enviadas até o dia 20 de julho.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Dados em tempo real fazem toda a diferença no e-commerce

Por Leandro Rodriguez*

O tempo se tornou o fator crítico no relacionamento entre vendedor e comprador. Levar informações em tempo real a uma filial local ou a gerentes de loja pode ser determinante para a aquisição de clientes e, consequentemente, aumentar as vendas.

Transformação digital exige eficiência no gerenciamento

Por Luiz Fernando Souza*

Prevenir é sempre melhor do que remediar. Essa é uma máxima que precisa ser aplicada à transformação digital, e vale quando falamos da gestão dos servidores. E as razões são simples: é menos sofrido, menos dolorido e mais barato manter uma rotina de trabalho focada na manutenção, preservando com inteligência dados e sistemas.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site