SEGURANÇA

Unicamp admite que foi invadida por hackers

Convergência Digital ... 24/01/2020 ... Convergência Digital

Uma das principais universidade do País, a Unicamp, assumiu que foi alvo de uma invasão de hackers. Nesta quinta-feira, 24/01, por meio de uma nota, a Unicamp informou que houve a invasão do site da Diretoria Acadêmica e um possível vazamento de dados privados.

A invasão foi detectada, inicialmente, em sistemas da Diretoria Acadêmica, mas a Reitoria admite que o problema pode ter acontecido também em outras áreas. Medida imediata de proteção foi tirar do ar o site da Diretoria Acadêmica.

A Diretoria Acadêmica é o órgão central da Universidade, responsável pelo registro e controle de todas as atividades da administração acadêmica, em todos os níveis de ensino.

Entre outras atividades, ela organiza, controla, orienta e dirige as atividades de atendimento ao público, matrículas, alteração de matrículas, inscrições de estudantes especiais, remanejamentos internos de cursos, emissão do Cartão Universitário e manutenção dos arquivos.

Na nota oficial, a diretoria da Unicamp informa que  a "Coordenadoria Geral de Tecnologia de Informação e Comunicação (CITIC) da Unicamp designou uma equipe para identificar as causas do incidente e a extensão dos danos. Medidas de contingência já estão sendo tomadas e não é necessária, por ora, nenhuma ação por parte dos usuários".


Zoom é isca em 99% dos ataques com ferramentas de ensino online

Segundo levantamento das empresas de segurança Kaspersky, em todo o mundo invasões desse tipo cresceram 20.000%. Brasil é o quinto país mais atacado. 

Ataques de phising crescem 600% na AL. Netflix é o alvo dos hackers

Campanha em nome da OTT se distribui por meio de um e-mail com o assunto "Alerta de notificação". A mensagem informa sobre uma suposta dívida acumulada em nome da vítima que pode levar à suspensão do serviço caso não sejam tomadas medidas rápidas.

Prejuízo médio com violação de dados sobe para R$ 5,8 milhões no Brasil

Estudo da IBM mostra que o aumento no valor foi de 10,5% em relação a 2019. O levantamento traz uma advertência: aumentou o prazo para contenção do vazamento nas empresas para 115 dias. Credenciais roubadas ou nuvens com configurações incorretas foram as brechas para as invasões.

Segurança digital faz Oi ultrapassar a marca de 125 mil elementos monitorados em SOCs

SOCs, localizados no Rio de Janeiro e São Paulo, dão suporte à jornada digital de clientes públicos e privados e registrou um crescimento de 132% nas vendas de serviços gerenciados voltados à transformação digital.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G