Clicky

INOVAÇÃO

Transformação digital: um movimento com vencedores e perdedores

Por Roberta Prescott ... 24/03/2021 ... Convergência Digital

O futuro já chegou e estamos vivenciando, em maior ou menor grau, o que se esperava para o ano de 2025. Assim assinalou Thales Teixeira, cofundador da Decoupling.co, em bate-papo com Benjamin Quadros, CEO da BRQ e vice-presidente do conselho de administração da Brasscom, nesta quarta-feira, 24/03, no Brasscom TecFórum 2021.

"O que tenho visto nos Estados Unidos e nos países que trabalho é que ano 2025 chegou. O que havíamos previsto para chegar gradativamente entre 2019 e 2025 deu um pulo com a pandemia: comprar pelos sites, educação em casa, fluidez onde vai trabalhar, migração para outras regiões. Tudo foi acelerado. Já estamos vivendo no futuro e a consequência é que as empresas estão tentando se readequar para entregar novos produtos e serviços", apontou Teixeira.

Mas ele fez uma ressalva: o futuro já chegou para muitas pessoas, mas ainda não se distribuiu para todos. Ainda é preciso ajustar e adequar essa realidade. Teixeira reforçou o papel da internet como ferramenta que distribui conteúdo, produto e serviços de forma mais horizontal em vez de concentrar apenas onde há riqueza.

"A internet faz a democratização e distribuição geográfica", assinalou. A rede mundial também possibilita o maior intercâmbio entre talentos. "As pessoas estão escolhendo onde querem morar e não depender de onde morar para ter renda mais alta", adicionou.

Com relação à transformação digital, o especialista lembrou algo simples: de que o movimento tem ganhadores e perdedores e, por isso, é importante não perder de vista e se direcionar para onde o futuro está caminhando.

"Tem de entender isso para entregar valor e não dar tanto peso para quem vai perder com a transformação. Se olhar muito para passado e para quem vai perder, não avança. E quem perde é quem se beneficiou das políticas do passado. É o momento de fazer transição e esta é uma transição em V, que pode perder antes de ganhar benefícios", explicou Thales Teixeira.


Cloud Computing
Vicunha Têxtil migra quase 3 mil usuários para a nuvem

Indústria têxtil escolheu a nuvem da Microsoft, a M365, e contratou a Brasoftware para fazer a implantação do projeto. Iniciativa serviu para a integração dos times na América Latina.

TCS troca identidade digital por soluções de Blockchain

Fornecedora de serviços de TI vai projetar soluções para Saúde, Energia, Educação e Serviços Financeiros na América Latina em parceria com a LACCHain, iniciativa do BIT Lab.

IA vai além do diferencial competitivo: ela ditará a sobrevivência das empresas

Ayesha Khanna, cofunddora e CEO da ADDO AI, diz que Inteligência Artificial faz diferença ao ser centrada no cliente; para a redução de riscos e combate à fraude; para a melhoria dos processos e para fomentar a inovação.

Blockchain vai compartilhar dados de forma segura, escalável e em tempo real

A tecnologia pode estar, agora, vivendo um momento de baixa, mas ela será crucial para os próximos passos, decretou o diretor para tecnologia da Accenture, Fernando Taniguti. "Blockchain, IA e nuvem pública viabilizam a mudança que estamos esperando", reforçou.

Banco do Brasil: Sem profissionais de software, Brasil padece na economia digital

O gerente executivo do DITEC, Igor Regis, lembra ainda que o Internet Banking foi atropelado pelo Mobile Banking e diz que duas tecnologias desafiam o setor financeiro: Blockchain e computação em nuvem.

Apenas 7% das indústrias têm planos de transformação digital

A jornada digital está muito mais no discurso do que na prática, pontua estudo da Accenture. Tanto que somente 11% das entrevistadas estão avançadas em vendas digitais. 



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G