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Claro: 5G DSS não é marketing. É real e faz muito sentido no Brasil

Ana Paula Lobo - 27/10/2020

O CEO da Claro, Paulo Cesar Teixeira, anunciou em painel no Futurecom Digital Week, nesta terça-feira, 27/10, que a operadora vai ampliar para 12 cidades o projeto do 5G DSS, que usa frequências existentes para dar a experiência do 5G. O piloto foi lançado em julho nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo.

"Vamos ter um anúncio na próxima semana das cidades escolhidas. O 5G DSS é uma experiência muito válida para levar a experiência do 5G para o assinante", reforçou o executivo, lembrando que a tecnologia é usada em diferentes países como o Reino Unido, Alemanha e a China.

Teixeira, ao defender o 5G DSS, rebateu o presidente da TIM Brasil, Pietro Labriola, que afirmou que 5G agora é 'marketing' e só será de verdade depois do leilão, marcado para o primeiro semestre de 2021. "Temos uma dificuldade enorme no Brasil de instalar antenas. O 5G exigirá muita antena. E até lá, se podemos dar a experiência do 5G com a infraestrutura já existente, vamos fazer. É uma maneira de dar rápida escala nacional pelo ganho de eficiência do uso do espectro", afirmou.

O CEO da Claro observou também que os celulares estão incorporando o 5G DSS e a Samsung prometeu para o começo de 2021, o lançamento de um celular mid - com valor em torno de R$ 2 mil - com o 5G DSS embutido. "Os celulares que estão chegando terão 5G DSS e o 5G. O consumidor terá acesso as facilidades do 5G. Vai experimentar o 5G", completou.

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