" /> Profissional de IA tem de gostar de fazer a tecnologia acontecer - Convergência Digital - Carreira
Home - Convergência Digital

Profissional de IA tem de gostar de fazer a tecnologia acontecer

Ana Paula Lobo e Luís Osvaldo Grossmann - 28/05/2020

A Universidade Federal de Goiás criou o primeiro curso de graduação do país em Inteligência Artificial. Projeto do professor Anderson Soares, a proposta é ampliar a oferta de conhecimento em uma área carente de profissionais, mas com oportunidades. 

“O momento é oportuno. Quando o aluno defende uma tese de doutorado e tem três empresas querendo que ele vá trabalhar para elas, quando dá uma inserção profissional prematura, e ao mesmo tempo que faz pesquisa e entrega produto é muito relevante”, afirma Soares, em entrevista ao Convergência Digital Em Pauta. 

“É um curso para amplificar o que já da certo. A formação de inteligência artificial acontece a nível de mestrado e doutorado. as na medida que a gente não consegue dar vazão a esse topo da pirâmide, tem que buscar novas formas de ampliar esse tipo de formação", adverte.

A experiência em inteligência artificial da UFG ao combinar pesquisa com resultados que atendem o mercado fomenta o empreendedorismo. “Queremos que os alunos construam carreira de sucesso. É um perfil de aluno que gosta de ver tecnologia acontecer. Que resolveu tal problema, que ajudou as pessoas. Alguém que gosta de computador. E que quer ajudar a construir um mundo novo. Se num primeiro momento é um profissional caro, o produto que deriva é altamente escalável, então o uso é barato em larga escala.”

Segundo ele, a seleção da primeira turma da graduação foi um dos cursos mais concorridos para o primeiro semestre deste 2020. “Ficou atrás só de medicina e talvez o curso com maior nota de corte”, diz Soares. “Tem a parte da matemática, mas não precisa ter medo da matemática. Não é um curso fácil. É difícil. É complexo. Mas tem o sonho de contribuir efetivamente para a competitividade do país". Assista esse trecho da entrevista. O link completo da entrevista está aqui:https://youtu.be/WRZDYTVFR_s

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

04/08/2020
Linktel prepara piloto com Wi-Fi 6E no aeroporto de Salvador

04/08/2020
Wi-Fi 6 e Wi-Fi 6E em 6GHZ abrem o B2B para os provedores Internet

04/08/2020
Wi-Fi 6 e Wi-Fi 6E não concorrem com o 5G, sustenta HPE/Aruba

03/08/2020
Bemol quer Wi-Fi 6 e Wi-Fi 6E para levar banda larga para quem não tem nem 3G

30/07/2020
Anatel define se faixa de 6GHz será 100% não licenciada ou terá 500 MHz para as teles

30/07/2020
Abranet: faixa de 6GHz não licenciada vai aumentar a competição

17/07/2020
4G LTE faz Neoenergia avaliar 5G para missão crítica no Brasil

08/07/2020
Abastecimento de PCs vai normalizar em setembro/outubro

08/07/2020
Positivo Tecnologia: "Falta PC para vender no varejo"

07/07/2020
Brasscom: Sem desoneração da folha, software e serviços perdem vez no Brasil

ARTIGO . Por Melissa Torgbi

Cientista de dados: seja curioso, se envolva e tenha muita disposição para resolver problemas

Há muita empolgação acerca do termo “ciência de dados” atualmente. Para nós que queremos ser cientistas de dados, há alguns requisitos. Um deles: ter muita, mas muita vontade de aprender o tempo todo.

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Seis dicas para formar uma equipe de trabalho resiliente

or Craig Mackereth*

Formar uma equipe ou força de trabalho resiliente não é tarefa que se execute da noite para o dia. Tampouco é possível tornar uma equipe verdadeiramente resiliente se isso ainda não estiver integrado ao DNA da empresa.

Destaques
Destaques

TRT/SP rejeita cautelar das empresas de TI e cobra Convenção Coletiva 2020

O desembargador e vice-presidente judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 2 Região, Rafael Edson Pugliese Ribeiro, em despacho, alerta que a falta de renovação da Convenção Coletiva 'é a falência do diálogo'. Convergência Digital publica a íntegra da decisão.

Microsoft muda alto escalão da AL e fica à espera de Rodrigo Kede,em litígio com a IBM

O presidente para a AL da Microsoft, Cesar Cernuda, e a brasileira Paulo Bellizia, vice-presidente de Vendas, Marketing e Operações para a região, oficializaram a saída da empresa. A computação em nuvem é pano de fundo no embate entre as gigantes.

Gestor de Tecnologia foi repaginado pela Covid-19

Os responsáveis por compliance, por digitalização e por suppy chain foram reconhecidos e estão à frente das ações das empresas e passaram a ter acento nos comitês de liderança, afirma o consultor da Russell Reynolds Associates, Márcio Gadaleta.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site