TELECOM

Anatel decide dia 12 o modelo para 5G, sem mexer nas parabólicas

Luís Osvaldo Grossmann ... 05/12/2019 ... Convergência Digital

Há clima no Conselho Diretor da Anatel para definição do modelo para o leilão 5G na última reunião deste 2019, dia 12/12. A costura continua, mas a decisão tende a resgatar os traços gerais propostos pela área técnica, no voto divergente que será apresentado por Emmanoel Campelo. 

Além de retomar o modelo tradicional de leilões da agência, o desenho dos lotes recupera blocos maiores no carro-chefe do menu, a faixa de 3,5 GHz. Mas não será totalmente uma surpresa se a nova proposta adicionar alguma forma de regionalização, na tentativa de pavimentar uma aprovação. 

Vicente Aquino, o relator original no colegiado, sustenta a mudança no modelo para o chamado leilão combinatório em múltiplas rodadas, além de um formato de regionalização com a divisão do Brasil em 14 áreas. No filé da ‘midband’, separou 50 MHz para pequenos provedores com ambição de serem grandes, como a cearense Brisanet. 

O tema foi o centro das atenções nesta quinta, 5/12, uma semana antes da decisão sobre qual desses dois modelos vai à consulta pública. A Anatel reuniu fornecedores como Ericsson, Nokia, Huawei e Qualcomm em um workshop sobre a visão da indústria para a nova onda tecnológica. 

“Não viemos discutir aqui os votos colocados, nem a proposta que se pretende levar na próxima quinta, mas sobretudo tentar clarificar aspectos técnicos relativos a frequência, qual o cenário ideal para o Brasil”, disse Campelo, ao abrir o seminário nesta quinta. De modo geral, a indústria quer blocos maiores e, especialmente, que o leilão aconteça o quanto antes. 

Mesmo sem revelar detalhes, Emmanoel Campelo ressaltou o dilema de construir um modelo para o que entende ser um novo paradigma no setor. “O 5G precisa de muita banda, mais que as gerações anteriores. É uma mudança tecnológica mais profunda e ela impõe esse desafio. Temos na porta de entrada um problema de convivência que nos coloca na posição difícil de equacionar diversos interesses com apenas 300 MHz.”

É bem provável que no terreno da “convivência”, ou seja, no impacto de serviços móveis na faixa de 3,5 GHz sobre a recepção das antenas parabólicas residenciais, Campelo siga o sugerido pelo relator e deixe para a agência inserir no edital depois que o governo apresentar a já prometida política para tal. 


Internet Móvel 3G 4G
Reino Unido limita, mas permite Huawei no 5G

Fabricante comemorou “A Huawei está tranquilizada pela confirmação do governo do Reino Unido de que podemos continuar trabalhando com nossos clientes para manter o 5G no rumo.”

Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

Sem definição no Senado, Carlos Baigorri assume como substituto na Anatel

Nome do superintendente de Outorgas e Recursos à Prestação da agência continua à espera de sabatina, desde outubro de 2019, pela Comissão de Infraestrutura.

Oi, Oi Futuro e Ministério da Cidadania integram Tecnologia à história das Telecomunicações

Espaço MUSEHUM-Museu das Comunicações e Humanidades - utiliza novas tecnologias como realidade vritual, 3D, celular e games para reportar a trajetória do mercado brasileiro.

MPF usa analytics para fiscalizar telefonia móvel

Câmara do Consumidor e da Ordem Econômica do Ministério Público Federal usa ferramenta que compila dados da Anatel para orientar promotores em cidades com “índices críticos”. 

Rede de IoT da American Tower atinge 220 cidades

Segundo a empresa, rede IoT/LoRaWAN trafegou mais de 1,7 bilhão de mensagens no ano passado, especialmente, nos segmentos de gestão de frota e ativos.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G