Home - Convergência Digital

App de Inteligência Artificial feito por alunos do SENAI-SP vence competição mundial

Convergência Digital - 07/04/2021

O projeto dos alunos do SENAI-SP, o aplicativo de inteligência artificial "SecurFace", é vencedor da Global Imagine CUP, competição mundial de tecnologia e inovação da Microsoft para estudantes, que desenvolve soluções por meio da plataforma Microsoft Azure.

Nesta edição, a competição foi 100% online por conta da pandemia Covid-19, contou com mais de 200 mil pessoas do mundo todo e o Brasil foi representado por 932 equipes. Por isso, é com muito orgulho que a equipe celebra a vitória na competição por estar entre os cinco melhores projetos globais.

A conquista é da equipe do SENAI-SP "Escola e Núcleo de Tecnologia Senai Santos Dumont", de São José dos Campos, formada por Danilo Almeida - Coordenador de Práticas Pedagógicas-, e os alunos do curso "Técnico em Desenvolvimento de Sistemas": Vinícius Lustosa, Thiago Conceição, Pedro Augusto.

O projeto inscrito no Imagine Cup surgiu da necessidade de otimizar processos de gestão escolar (para escolas e faculdades, por exemplo) cuja realidade é ausência de sistema informatizado, identificação manual dos alunos, dificuldade em consultar informações sobre os alunos e método pouco eficiente para criar formulários estudantis.

Assim, o app propõe usar a máquina virtual como recurso e, por meio do reconhecimento facial, trazer mais segurança, flexibilidade, redução de custos e melhor aproveitamento dos equipamentos. O "SecurFace" utiliza dados em nuvem (IoT), através da plataforma Microsoft Azure, para identificação de qualquer pessoa de forma detalhada utilizando um software robusto (em nuvem) em um equipamento simples como um smartphone.

A introdução do aplicativo no mercado será feita via marketing digital para venda da licença, utilizando o SaaS (software como serviço) que, atualmente, tem sido uma das principais formas que as empresas utilizam para se comunicar com o público de forma direta, personalizada e no momento certo.

Não é a primeira vez que o SENAI-SP tem equipe vencedora na competição internacional Microsoft Imagine CUP. Em 2019, a equipe "Speex", formada na Escola SENAI de Informática, em São Paulo, representou a instituição na final da disputa global e venceu na categoria de melhor startup por votação popular (People's Choice Awards America), em Seattle, nos Estados Unidos. Mas é a primeira vez que os alunos do SENAI-SP estiveram na disputa da categoria educação, em que o app "SecurFace" concorreu.

A Imagine Cup já reuniu mais de dois milhões de estudantes em mais de 150 países, inclusive do Brasil. Estar entre as cinco melhores equipes do mundo certifica a qualidade do ensino, do corpo docente e dos alunos do SENAI-SP.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

14/06/2021
STF e STJ vão usar inteligência artificial para compartilhar dados

07/06/2021
Microsoft avança na aquisição de empresa de IA de voz por US$ 20 bilhões

25/05/2021
Orquest, de IA, avança sobre o varejo com rastreamento e comparação de dados

24/05/2021
Receita adota chatbot para auxiliar na declaração do IRPF

21/05/2021
Robô Laura monitora pacientes com Covid-19 no Hospital Alemão Oswaldo Cruz

13/05/2021
Quase 80% dos profissionais brasileiros dizem não ter habilidade para desenvolver Inteligência Artificial

23/04/2021
Europa: Proteção de dados x reconhecimento facial. Quem vence esse duelo?

20/04/2021
Inter contrata Inteligência Artificial da IBM para prevenção de fraudes em pagamentos

13/04/2021
Supercomputação definida por software chega ao mercado em 2023

13/04/2021
TSE busca soluções de inteligência artificial na Justiça Eleitoral

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Redes Neurais darão bons programadores?

Por Francisco Camargo*

A pergunta que fica não é se a inteligência artificial vai substituir os programadores, mas quando isso acontecerá.Esse desenvolvimento terá profundo impacto na educação das crianças e no futuro dos seus empregos.

Destaques
Destaques

Contratações em TIC cresceram 300% no 1ºtri e ainda assim foram insuficientes

Entre janeiro e março foram abertas 52.743 novas vagas, frente as 59.193 criadas ao longo do ano passado, segundo a Brasscom.

TRT-2 valida demissão feita pelo WhatsApp

A 18ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região confirmou a demissão de uma educadora de ensino infantil justificando que a OTT se 'tornou um grande aliado, especialmente em 2020, como ferramenta de comunicação como qualquer outra'.

DPOs e analistas de compliance LGPD estão em alta no mercado de trabalho

Dezoito profissões do futuro do trabalho começam a ganhar corpo no Brasil, conforme a consultoria Robert Half.BI e CRM estão também em alta.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site