09/04/2021 às 15:30
Carreira


SINE vai usar IA da Microsoft para cruzar dados em busca de empregos
Convergência Digital

Em acordo com a Microsoft, o Ministério da Economia apresentou nesta sexta, 9/4, um novo sistema para cruzamento de dados voltado à busca de postos de trabalho pelo Sistema Nacional de Emprego (SINE). 

“A nova ferramenta de suporte, que faz parte do Acordo de Cooperação Técnica entre a Pasta e a Microsoft, é direcionada aos atendentes dos postos da rede do SINE, que por meio do uso da Inteligência Artificial, poderão oferecer um atendimento focado nas dificuldades individuais de empregabilidade”, informa a Microsoft. 

Segundo secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos da Costa, isso será feito a partir do cruzamento de informações do mercado de trabalho da localidade do trabalhador com as informações contidas nas plataformas digitais do SINE. 

“Será possível recomendar vagas com características semelhantes a outras que geraram interesse no trabalhador no passado, apresentando informações sobre o comportamento do mercado de trabalho em relação a atividades de interesse ou profissões mais demandadas na localidade,” disse.   

A implantação da plataforma inteligente de orientação profissional nas unidades de atendimento do SINE será realizada gradualmente. O lançamento atenderá inicialmente os entes parceiros do SINE dos estados do Paraná, Minas Gerais, Ceará e Bahia para que sejam aprimorados os processos de orientação profissional. Em seguida, a plataforma será disponibilizada para os demais estados parceiros e, posteriormente, aos municípios parceiros do SINE.  

Também será subsidiado o atendimento remoto de trabalhadores pelos gestores regionais/locais da REDE SINE, realizando o processo de intermediação.

O Ministério da Economia irá disponibilizar ainda novas funcionalidades de intermediação de mão de obra a partir do dia 16 de abril. Com os novos serviços, acessíveis a partir do portal Gov.br, trabalhadores e empregadores terão maior autonomia durante o processo seletivo a fim de evitar deslocamentos desnecessários do trabalhador e aumentar a assertividade dos encaminhamentos. Está em avaliação a disponibilização de todas essas novas funcionalidades na Carteira de Trabalho Digital. 


Powered by Publique!