Clicky

Convergência Digital - Home

Supercomputação definida por software chega ao mercado em 2023

Convergência Digital
Convergência Digital - 13/04/2021

O Centro Nacional Suíço de Supercomputação (CSCS), a Hewlett Packard Enterprise (HPE) e a NVIDIA Enterprise anunciam que estão criando o que se espera que seja o supercomputador com IA mais poderoso do mundo. Planejado para entrar online em 2023, a infraestrutura do sistema "Alps" substituirá o supercomputador Piz Daint existente na CSCS e servirá como um sistema de finalidade geral aberto a toda comunidade de pesquisadores na Suíça e no resto do mundo.

O supercomputador possibilitará pesquisas inovadoras em vários campos, como clima, ciências de materiais, astrofísica, fluidodinâmica computacional, ciências biomédicas, dinâmica molecular, química quântica e física de partículas, além de domínios como economia e ciências sociais.

Os Alps serão construídos com HPE usando a nova linha de supercomputadores HPE Cray EX, que é uma arquitetura de computação de alto desempenho (HPC) de última geração projetada desde o início para aproveitar com eficiência os insights de grandes quantidades de dados complexos e sempre crescentes. Conta com o pacote de softwares HPE Cray, que garante uma experiência de supercomputação definida por software, e a plataforma de supercomputação NVIDIA HGX™, com GPUs NVIDIA, o SDK NVIDIA HPC e a nova CPU NVIDIA Grace™ baseada em ARM.

Com a integração entre as CPUs e GPUs da NVIDIA, o Alps poderá treinar o GPT-3, um dos maiores modelos de processamento de linguagem natural do mundo, em apenas 2 dias, 7 vezes mais rápido que o supercomputador Selene de IA de 2,8 exaflops da NVIDIA, atualmente reconhecido pelo MLPerf como o supercomputador líder para IA.

Os usuários do CSCS poderão aplicar esse excelente desempenho de IA em várias pesquisas científicas novas que podem se beneficiar da compreensão da linguagem natural. Eles poderão, por exemplo, analisar e adquirir o amplo conhecimento disponível em artigos científicos e gerar novas moléculas para a descoberta de medicamentos.

"Não é só um computador novo. Para possibilitar avanços científicos, reformamos o centro de computação ao longo de várias fases de expansão para ter uma infraestrutura de pesquisa orientada por serviços. O Alps usará a infraestrutura de supercomputação da HPE Cray EX baseada em uma arquitetura de software nativa em cloud para implementar uma infraestrutura de pesquisa definida por software, bem como a nova CPU Grace da NVIDIA para reunir tecnologias de IA e supercomputação clássica em uma única e potente infraestrutura de data center", afirma Thomas Schulthess, pesquisador computacional no ETH Zurich e diretor no CSCS. Os valores investidos não foram revelados pelos fabricantes.


Destaques
Destaques

Por que se tornar uma empresa data-driven?

Data-driven ou orientada a dados. É esse o novo lema das companhias que, cada vez mais, estão armazenando e analisando dados em busca de insights de negócios. Mas o que as empresas devem fazer para abraçarem os dados de forma a promover benefícios estruturais e longevos? A resposta não é simples.

TIM une big data,LPA e robôs para controle do pagamento de impostos

Operadora elegeu a inteligência artificial para processar grandes e complexos volumes de dados com o SAS e a KPMG. Investimento ficou em torno de US$ 500 mil, ou R$ 2,65 milhões, mas parte dele já foi recuperado em pouco mais de seis meses.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Serviços SaaS, proteção de dados e a LGPD

Por Eder Miranda*

Ter um plano abrangente de proteção adicional de dados para as plataformas SaaS é vital para os negócios, uma vez que as empresas não podem abrir sem ter o controle sobre o que está sendo protegido e sobre a maneira como isso está sendo feito pelos fornecedores de software como serviço.

Cloud é bom, mas quem gerencia?

Edmilson Santana*

Se a nuvem soluciona problemas de um lado, de outro sua operação demanda a formação de um time capaz de traduzir demandas de negócio em continuidade operacional, e isso de forma ágil, produtiva e consistente.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site