Convergência Digital - Home

Analytics e IA: Open Source massifica o autosserviço

Convergência Digital
Por Roberta Prescott* - 19/02/2020

Analytics e inteligência artificial (IA) estão cada vez mais entrelaçados, buscando simplificar o consumo de um volume crescente de informações e gerando mais insights para os negócios, explicou Luciano Ramos, gerente de pesquisa e consultoria de software e serviços da IDC Brasil, durante apresentação das previsões da IDC para 2020. Houve, segundo ele, uma mudança importante no mindset das empresas, que passaram a ter projetos menores e mais direcionados de analytics e IA. “A ideia é resolver uma dor e, então, avançar para a próxima”, disse.

Para tanto, as empresas estão buscando plataformas que sejam expansíveis. Outra tendência é a maior adoção de ferramentas open source ganhando em um modelo no qual as empresas privilegiam o autosserviço e a autonomia para a criação. O baixo custo de implementação de open source leva empresas à experimentação e à criação de um primeiro nível de conhecimento sobre o tema. Mas, ainda assim, 64% das empresas pretendem contratar consultorias especializadas (de TI ou de negócios) para auxiliá-las.

No que tange a modelos de negócio, a IDC aponta que inteligência artificial continua sendo um tema central para UX, em especial, na automação do atendimento. “IA ainda é tema incipiente com maior parte é aplicações em analytics. Sempre são capacidades analíticas que trazem inteligência”, disse Ramos. 

A IDC estima que as soluções de software voltadas para analytics e IA crescem 11,5% e, juntas, devem somar US$ 548 milhões em 2020. O interesse em consultoria de negócios promoverá um crescimento de 6,2% neste ano para este tipo de serviço, trazendo oportunidades não apenas para grandes players, mas também para boutiques e provedores de nicho.


Destaques
Destaques

Embratel centraliza dados do ministério da Saúde na nuvem

Os dados do Portal do Ministério da Saúde, do Portal Coronavírus e e-SUS-VE foram 100% migrados para a nuvem da Embratel. Entre os aplicativos migrados está o CoronavírusSUS. Os apps de saúde já atingiram picos de mais de 80 milhões de acessos diários.

Compartilhamento de dados fomenta o big data no governo federal

A TIC Governo Eletrônico 2019 mostra que ainda há muito por usar em análise de dados no governo. O MPF foi o maior utilizador dos dados para análise. O Executivo ficou com apenas 20%. Serviços na nuvem também ficam aquém do desejado.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Transformação digital exige eficiência no gerenciamento

Por Luiz Fernando Souza*

Prevenir é sempre melhor do que remediar. Essa é uma máxima que precisa ser aplicada à transformação digital, e vale quando falamos da gestão dos servidores. E as razões são simples: é menos sofrido, menos dolorido e mais barato manter uma rotina de trabalho focada na manutenção, preservando com inteligência dados e sistemas.

Jornada para a nuvem: evite as armadilhas e faça a coisa certa

Por Fábio Kuhl*

Até bem pouco tempo, a nuvem era inovação, hoje me arrisco a dizer que, em breve, uma commodity.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site