Clicky

SEGURANÇA

Morre Raphael Mandarino Jr, especialista em segurança da informação no governo

Convergência Digital ... 08/05/2021 ... Convergência Digital

Morreu neste sábado, 08/05, Raphael Mandarino Jr., primeiro diretor do Departamento de Segurança da Informação e Comunicações da Presidência da República, principal órgão responsável pela elaboração e implantação de políticas e diretrizes para o setor cibernético do governo Federal, no qual ficou por oito anos. Matemático, especialista em Gestão de Segurança da Informação pela UNB, Raphael Mandarino Jr. atuava no mercado de segurança da informação há 45 anos.

Coordenou, pelo período que esteve à frente do Departamento de Segurança da Informação da Presidência da República, o Comitê Gestor de Segurança da Informação, Colegiado do Conselho de Defesa Nacional, responsável, pela elaboração de Políticas e Normas para a proteção das informações do Governo Federal, em qualquer meio em que estejam armazenadas.

Atualmente atuava como consultor da Mandarino Consultores e Presidente do Instituto de Pesquisa e Estudos sobre Segurança, Defesa e Inteligência Cibernética. Escritor e pesquisador, Raphael Mandarino Jr. também é autor de vários títulos, entre eles, Segurança e Defesa do Espaço Cibernético Brasileiro, o primeiro a tratar do tema no Brasil.

Em 2009, revelou, pela primeira vez, que as redes do governo federal registravam uma média de 2.000 tentativas de ataques por hora no ano passado (aproximadamente 17,5 milhões no ano), sendo a maior parte oriunda de computadores do próprio Brasil. À época, alertava: o governo precisava investir em capacitação dos servidores, uma vez que as falhas de segurança são, na maior parte, oriundas do ser humano. O Convergência Digital presta condolências à família e lamenta muito a perda de um especialista do setor de TIC.


Justiça do Rio derruba liminar de 2017 que exigia biometria em estádios

Para a 5ª Câmara Cível do TJRJ, não existe norma jurídica que expressamente imponha aos clubes, às federações e às confederações o dever de instalar nos estádios sistema de biometria para controle de acesso.

Abranet: Uma startup vira pó se tiver um vazamento de dados

A segurança e a proteção dos dados é preocupação zero para as empresas nascentes porque quem tiver uma falha, vai desaparecer, advertiu o presidente da Abranet, Eduardo Neger. Segundo ele, credibilidade implica sucesso ou o fracasso no negócio na Internet.

Leis nacionais não garantem segurança a uma rede transnacional como a internet

“Historicamente, a internet não nasceu preocupada com segurança. São adições que estão sendo feitas em voo, como DNSSEC e HTTPS”, diz o presidente do NIC.br, Demi Getschko.

Apenas 32% das empresas brasileiras têm área própria voltada para cibersegurança

Cibersegurança é considerada muito importante para mais de 80% das empresas, mas não é uma prioridade no orçamento para 39%, conforme mostra o Barômetro da Segurança Digital, realizado pela Mastercard. A boa nova é que a maioria enxerga positivamente o impacto da LGPD.



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G