INTERNET

NIC.br: A Internet será IPv.6-only e é hora de abandonar o IPv.4

Por Roberta Prescott* ... 11/12/2019 ... Convergência Digital

A internet caminha para ser baseada apenas em protocolos IPv6 e, por isto, a migração da versão quatro para seis é urgente. Em sua fala no IX Forum 13, realizado na 9ª Semana de Infraestrutura da Internet no Brasil, Antonio Marcos Moreiras, gerente de projetos e desenvolvimento do NIC.br, ressaltou que o direcionamento está claro. “Estamos indo para IPv6 e seria bom que todos tivessem isto em mente”, disse. “Tem um monte de pedras no caminho e muitas dificuldades, mas temos de olhar o horizonte e ele é IPv6-only”, acrescentou.

O Comitê Gestor da Internet faz, desde em 2012, recomendações formais sobre implantação de IPv6. A expectativa é que em maio de 2020 não haverá mais disponíveis endereços IPv4, nem para novos entrantes. Até o momento, as grandes operadoras estão com a rede quase toda em IPv6, já os provedores tem cerca de 10%, segundo estimativa baseada no tráfego. “Cada um, na implantação de IPv6, tem de fazer a sua parte e do ano passado para cá não vimos aumento no número de usuários de IPv6”, acrescentou.

Entre as razões por que IPv6 não ter sido implantado ainda encontra-se na falta de conhecimento. “É falta de conhecimento de verdade ou é medo? Tem insegurança, mas temos de mexer; o medo tem de ser enfrentado, não levar a gente à paralisia”, ressaltou Moreiras. 

Na Bielorrússia, por exemplo, tornou-se obrigatória a migração para IPv6 a partir de 2020. Todos os provedores de serviço de internet ficam obrigados a dar suporte ao novo protocolo em suas redes, além de entregar endereço IPv6. 


Revista Abranet 30 . fev-mar-abr 2020
Veja a Revista Abranet nº 30 A matéria de capa enfatiza a relevância do engajamento ao mostrar que uma internet mais segura depende da ação conjunta de todos os atores do ecossistema. Tratamos também do leilão das frequências do 5G. Veja a revista.
Clique aqui para ver outras edições

MP de Brasília abre inquérito para apurar venda de dados pessoais

Empresa na mira do Ministério Público do Distrito Federal e Territorios (MPDFT) é a Procob S.A. De acordo com a denúncia, essa empresa comercializa relatórios contendo informações como endereço, telefones, e-mails e outros.

TJSP começa com grupo Itaú projeto de citação eletrônica de pessoas jurídicas

Segundo oTribunal, informações técnicas para a participação foram enviadas a diversas instituições, mas por enquanto  somente o grupo financeiro respondeu. 

Facebook anuncia exclusão de mais de 50 milhões de postagens falsas

Trabalho de filtragem de conteúdo é  feito por algoritmos de inteligência artificial que identificam conteúdos abusivos com expressões de discurso de ódio, nudez adulta e atividades sexuais, violência e conteúdo explícito, bullying e assédio.

MPF: Expor em redes sociais quem descumpre isolamento é obrigação

Em nota técnica, Procuradoria dos Direitos do Cidadão defende ato de denunciar ou expor pessoas que promovem festas, reuniões ou outras atividades temporariamente proibidas.

MPF pede ao Google para tirar do ar vídeo de pastor vendendo feijão como cura da Covid-19

Valdemiro Santiago de Oliveira, líder da Igreja Mundial do Poder de Deus, vende por R$ 100 a até R$ 1 mil, sementes de feijão "mágico". 



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G