Clicky

GESTÃO

Governo adota sistema de duplo fator de autenticação no Gov.br

Convergência Digital* ... 09/12/2020 ... Convergência Digital

Como medida de segurança contra o furto de senhas, o portal Gov.br passou a adotar o sistema de duplo fator de autenticação no sistema que já conta com 85 milhões de brasileiros cadastrados. A medida atinge serviços como o e-CAC da Receita Federal e a Carteira Digital de Trânsito, entendidos como alvos visados.

Segundo a Secretaria de Governo Digital, na prática haverá o envio de um código para o celular quando o cidadão digitar login e senha para acessar o portal de serviços do governo federal.

A adesão a esse duplo fator de autenticação é voluntária, ou seja, o usuário poderá escolher se quer utilizá-lo. Em caso positivo, será necessário ter o aplicativo Meu Gov.br baixado no aparelho.

“Toda vez que você acessar um serviço do Gov.br, seja no portal ou por aplicativo do governo, vai receber um código para complementar sua senha. Então, mesmo que alguém furte sua senha e seu CPF, não vai conseguir acessar o sistema. O celular se torna o segundo fator de autenticação, o que é boa prática de segurança adotada por todos os maiores sistemas”, afirma o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Mario Paes de Andrade.

* Com informações do Ministério da Economia

 


Carreira
Empresa de TI é obrigada a pagar PLR depois de disputa judicial

Sonda do Brasil terá de pagar PLR para 1791 trabalhadores, referente ao ano de 2014, depois de disputa judicial com o Sindp/SP. Outras oito ações seguem tramitando na Justiça.

eSocial Simplificado: ambiente de produção restrita fica disponível partir de 04 de março

Qualquer empresa poderá utilizar o ambiente de produção restrita para enviar seus eventos e fazer os testes, antes da início oficial do eSocial Simplificado.

Pedido pelo WhatsApp não vale como prova de acordo trabalhista

TRT-GO manteve demissão de funcionário que queria usar mensagem enviada pelo aplicativo como motivo para rescisão consensual. 

Aeroporto de Brasília automatiza medição de temperatura no combate à Covid-19

O sistema, que também detecta a utilização de máscaras tem objetivo de aprimorar a segurança do terminal e o controle de viajantes que chegam à capital federal.

Receita aperta o cerco as criptomoedas e as moedas digitais no IR 2021

Programa gerador, agora, tem códigos para bitcoins, para outras moedas digitais, como a ether, XRP, entre outras e para os demais criptoativos, ativos não considerados criptomoedas, mas classificadas como security tokens ou utility tokens.




  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G