Convergência Digital - Home

Justiça atende AWS e suspende contrato bilionário do Pentágono com a Microsoft

Convergência Digital
Convergência Digital - 13/02/2020

A Justiça dos EUA determinou a suspensão temporária do contrato para serviços de nuvem do sistema batizado JEDI, acrônimo em inglês para Infraestrutura Conjunta de Defesa. A decisão atende um pedido da AWS, que luta contra a Microsoft, vencedora da licitação do Departamento de Defesa americano.

A AWS, parte do grupo Amazon, alega que perdeu o contrato por interferência direta de Donald Trump devido à animosidade do presidente dos EUA com o fundador do grupo, Jeff Bezos. A empresa diz no processo que sofreu “repetidos ataques públicos e nos bastidores”. 

Além da Amazon, Bezos é dono do jornal Washington Post, historicamente mais alinhado ao partido Democrata. O jornal é alvo costumeiro de críticas do Republicano Donald Trump. No processo, a Microsoft buscou rebater os argumentos, por sua vez declarando que se trata de “retórica sensacionalista e politizada”. 


Destaques
Destaques

Embratel centraliza dados do ministério da Saúde na nuvem

Os dados do Portal do Ministério da Saúde, do Portal Coronavírus e e-SUS-VE foram 100% migrados para a nuvem da Embratel. Entre os aplicativos migrados está o CoronavírusSUS. Os apps de saúde já atingiram picos de mais de 80 milhões de acessos diários.

Compartilhamento de dados fomenta o big data no governo federal

A TIC Governo Eletrônico 2019 mostra que ainda há muito por usar em análise de dados no governo. O MPF foi o maior utilizador dos dados para análise. O Executivo ficou com apenas 20%. Serviços na nuvem também ficam aquém do desejado.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Transformação digital exige eficiência no gerenciamento

Por Luiz Fernando Souza*

Prevenir é sempre melhor do que remediar. Essa é uma máxima que precisa ser aplicada à transformação digital, e vale quando falamos da gestão dos servidores. E as razões são simples: é menos sofrido, menos dolorido e mais barato manter uma rotina de trabalho focada na manutenção, preservando com inteligência dados e sistemas.

Jornada para a nuvem: evite as armadilhas e faça a coisa certa

Por Fábio Kuhl*

Até bem pouco tempo, a nuvem era inovação, hoje me arrisco a dizer que, em breve, uma commodity.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site