Convergência Digital - Home

Open source: containers e micro serviços cada vez menores e mais rápidos

Convergência Digital
Convergência Digital - 15/01/2020

O Open Source continuará escrevendo a história no mundo, sustenta o CTO de Tecnologias Abertas na IBM, Chris Ferris. Em artigo, ele lembra que, em 2013,  o Docker foi lançado, estabelecendo as bases da indústria dos containers. Simultaneamente, os micro serviços - e as tecnologias para fazê-los possíveis - foram criadas em código aberto por meio do projeto Netflix OSS. O Docker se tornou uma das tecnologias mais influentes da década de 2010, dando lugar a inúmeros novos projetos de código aberto, entre eles o Kubernetes, anunciado em 2015.

Hoje, os Kubernetes podem ser definidos como o maior projeto de código aberto do planeta. Cada vez mais as empresas estão utilizando a plataforma para transformar suas arquiteturas de aplicações tradicionais, adotando micro serviços em containers que se apoiam nas capacidades de redes de serviços com Istio. Essa inovação acelerada está acontecendo porque o código aberto permite que possamos construir sobre ideias e sucessos compartilhados.

Até 2030, prevemos que os projetos de código aberto como Istio, Kubernetes e OKD vão focar em containers e micro serviços menores e mais rápidos para satisfazer às necessidades de desenvolvimento nativo na nuvem e reduzir os pontos de ataque nos containers. Ferris adverte ainda que os gestores de TI não podem perder de vista os unikernels (imagens executáveis que têm bibliotecas de sistema, um runtime de linguagem e as aplicações necessárias), que também podem ganhar força graças às comunidades de código aberto que os rodeiam.


Destaques
Destaques

IDC: mercado de nuvem pública vai chegar a R$ 15 bilhões em 2020

Mercado de TI brasileiro vai crescer 5,8% impulsioando pelos negócios de clóud computing e pela aceleração do mercado de software. Nuvem privada tem a preferência das grandes empresas e fica com até 25% do orçamento destinado à TI.

BRK Ambiental, CTG Brasil e Via Varejo aderem à nuvem na jornada digital

Empresas implementaram a plataforma SAP S/4HANA para sustentar a estrastégia digital. Os negócios de cloud tiveram forte impacto na receita da SAP Brasil.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Segurança em nuvem na era da LGPD

Por Raul Leite*

Quando falamos de proteção da nuvem, as organizações devem ter em mente uma série de estratégias. A começar pela escolha minuciosa do provedor de serviços, que precisa estar preparado para os novos compromissos de privacidade. Também é necessário certificar se o armazenamento dos dados é feito de modo criptografado quando necessário pelo nível de sigilo da categorização de um dado.


Desafios às empresas: Contêineres, Orquestração e Microsserviços

Por Lenildo Morais*

Com o padrão “multi-edge edge computing”, o tráfego e os serviços de TI mudam de uma nuvem centralizada para micro-nuvens espalhadas o mais próximo possível dos usuários. As operadoras terão que oferecer serviços sob demanda, e mesmo em tempo real, para atender a todos os tipos de aplicativos.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site