
Apple é multada por reduzir desempenho de iPhones antigos
O órgão de concorrência da França aplicou uma multa de 25 milhões de euros à Apple, cerca de R$ 120 milhões, porque a empresa deliberadamente reduz a performance de modelos antigos de seus smartphones. Segundo a Diretoria Geral de Concorrência, Consumidor e Repressão a Fraudes do governo francês, a prática não era de conhecimento dos consumidores.
“Em decorrência de investigação da DGCCRF e após a concordância do Procurador da República de Paris, o grupo Apple concordou em pagar uma multa de 25 milhões de euros no contexto de uma transação criminal”, diz nota publicada pelo órgão nesta sexta, 7/2.
Como apontou a DGCCRF no comunicado sobre o caso, “a investigação demonstrou que donos de iPhones não foram informados que as atualizações do sistema operacional iOS que eles instalaram tornariam mais lentas as operações de seus aparelhos”.
Embora o órgão do governo francês tenha citado especificamente os modelos de iPhone 6, SE e 7, a própria Apple confirmou, em 2017, que a prática é muito mais abrangente e afeta também os modelos 6 Plus, 6S, 6S Plus, 7 Plus, 8 e 8 Plus com iOS 12.1 ou superior, iPhone X com iOS 12.1 ou superior, XS, XS Max e XR com iOS 13.1 ou superior.