Clicky

INTERNET

Silvio Meira: Fake News não vai acabar tão cedo no Brasil e no mundo

Ana Paula Lobo e Luís Osvaldo Grossmann ... 05/06/2020 ... Convergência Digital

Usar desinformação para prejudicar os adversários tem mais de 2 mil anos e não dá sinais de que vai terminar tão cedo. Como apontou o cientista, professor e empreendedor Silvio Meira, no Convergência Digital Em Pauta desta sexta, 5/6, algo mais próximo de uma superação social do que propriamente de uma solução. 

“Não acho que vai desaparecer. Fake news não desaparece. Vai ter uma quantidade muito grande, durante muito tempo. Mas tem uma solução parcial. Quando a gente olha a geração Z, a geração que nasceu na internet, em 2027 eles vão ser 2,3 bilhões de pessoas. Vão ser aproximadamente igual a soma de todo mundo que tá vivo e nasceu antes. Significa que o mundo será muito mais digital e essas pessoas nasceram sabendo o que é a internet. E hoje elas espalham sete vezes menos fake news que os mais velhos, do que as pessoas com mais de 65 anos de idade.”

Fora isso, só mesmo cultura. “São grupos específicos de pessoas que querem se convencer de alguma coisa e começam a propalar como se fosse verdade, apesar de saberem que não é, combinado com o analfabetismo digital. As pessoas que espalham fake news normalmente não entendem que certas fontes de informação não são tão confiáveis quanto outras e não têm mecanismos de verificação à sua disposição cognitiva para testar se aquele informação é válida ou não. Aí um paper publicado no Lancet é a mesma coisa que a tese de um amigo no Whatsapp. Fica difícil competir.”

Aqui, o link para a entrevista completa: https://youtu.be/wa40su954ww

Assista a participação de Silvio Meira ao falar sobre as Fake News.


Revista Abranet 33 . jan-mar 2021
Veja a Revista Abranet nº 33
A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais impõe a contratação de um DPO (Data Protection Officer), profissional que tende a ficar cada vez mais requisitado e valorizado... Veja a revista completa.
Clique aqui para ver outras edições

Idec cobra ANPD, Senacon e Cade por medidas contra mudanças no WhatsApp

Entidade de defesa do consumidor alega que por não permitir consentimento, nova política de privacidade e termos de uso violam LGPD. Novo modelo da OTT está previsto para vigorar a partir do dia 15 de maio.

Internet das Coisas desafia a privacidade e a governança da Internet

A afirmação é da professora da Escola de Comunicação da American University, Laura DeNardis, que participou da Seminário Internacional de Governança da Internet. Especialistas afirmam que confundir governo com governança é um erro grave e ameaça o ecossistema.

Agora é lei. Perseguição na Internet pode levar a até dois anos de prisão

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei que inclui no Código Penal a modalidade do crime de 'stalking1, prática de perseguição de pessoas na Internet. Penalidade pode ser acrescida em 50% se o crime for direcionado a mulhres e as crianças.

Brasil é top 5 entre os países que mais mandam tirar conteúdo do Google

País é o único citado na América Latina, mas deixou a segunda posição nas solicitações de retirada de informações da internet, independente de serem verídicas ou não. Maior parte dos pedidos é ligada à difamação.

MOB Telecom investe em core de 2,4TB instalados entre Fortaleza e São Paulo

Com presença forte no Nordeste, mas com presença em 14 estados, investitu R$ 3 milhões no reforço à infraestrutura.



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G