Clicky

Home - Convergência Digital

Aplicações são prioridade no laboratório 5G da NEC no Brasil

Ana Paula Lobo - 28/10/2020

A NEC quer jogar o jogo global do 5G e voltar à telefonia móvel no Brasil. E o papel escolhido foi o de atuar como orquestrador, um integrador, com o olhar voltado às aplicações, explica o diretor de Tecnologia da NEC Brasil, Roberto Murakami, em entrevista ao Convergência Digital, por conta do anúncio do laboratório 5G no Brasil.

A unidade está prevista para ficar operacional a partir de janeiro de 2021 - quando a NEC estará em uma nova sede na capital paulista- e com um time de especialistas montado para atender a demanda das empresas interessadas no 5G e nas operadoras.

"Não vamos testar 5G no laboratório. Não vamos testar latência. Nós queremos testar e validar aplicações. Queremos trabalhar com as verticais para entender como o 5G poderá dar resultados. Nós não precisamos entender de agricultura. Mas sabemos muito de tecnologia e temos a capacidade de fazer parcerias. O nosso objetivo é ter um ecossistema. Nós entendemos de redes. Os parceiros vão entender do que sabem", afirmou Murakami.

A aposta global da NEC é no OpenRAN e Murakami admite que esse jogo está começando a ser jogado, mas que o suporte global é um diferencial relevante. "A corporação quer o OpenRAN. Os fabricantes terão de ter uma maturidade, que nós na NEC, alcançamos e, por isso, decidimos pela orquestração. A interoperabilidade dos sistemas abertos é uma realidade obrigatória", reforça o executivo.

Para Murakami, o 5G vai trazer muitas dificuldades para as operadoras- que ainda não monetizaram os investimentos no 4G e terão de investir, e muito, no 5G. O especialista lembra que a cobertura do 5G vai exigir muito mais densidade de células e a rede será construída com muito mais elementos. "Mais do que nunca as aplicações vão fazer a diferença", afirmou.

Com relação à estratégia da NEC Brasil, Murakami diz que a empresa está negociando com todos os players do ecossistema- software, hardware, rede, roteamento. "Queremos o jogo, mas ele não será jogado sozinho. Tem de ter um ecossistema forte para suportar as plataformas abertas", completou. Os valores investidos na iniciativa não foram revelados pela NEC Brasil.




Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

25/02/2021
Anatel aprova edital e antecipa 5G pleno nas capitais para julho de 2022

25/02/2021
Leilão do 5G nos EUA bate recorde e apura US$ 81,2 bilhões

24/02/2021
WEG testa planta piloto com 5G privado standalone da Nokia

24/02/2021
ANPD: Quem coletar dados no 5G será responsável pelo dano ao usuário

24/02/2021
Para Defesa, Brasil deveria adotar regra para diversificar fornecedores no 5G

24/02/2021
Para Defesa, Brasil deveria adotar regra para diversificar fornecedores no 5G

23/02/2021
Vivo anuncia negociação avançada com sócio internacional por rede ótica neutra

23/02/2021
Missão crítica vai fazer a diferença no jogo global do 5G

22/02/2021
Baigorri: Venda da Oi Móvel não condiciona data do leilão 5G

22/02/2021
5G: Teles desconfiam de custo e da operação das redes de governo

Destaques
Destaques

5G será muito mais B2B e vai injetar R$ 13,5 bilhões no mercado nos próximos dois anos

Finalmente o 5G entrou na lista das dez previsões para os mercados de Tecnologia e Informação e Telecomunicações da IDC para 2021/2022. Consultoria prevê que a receita virá de novos negócios com IA, IoT, cloud, segurança, robótica e realidade aumentada e virtual.

5G só começa depois de garantia de recepção nas parabólicas

Pelo cronograma previsto na proposta de edital, oferta do 5G tem início 300 dias depois de formalizada a ‘compra’ das frequências – portanto no segundo semestre de 2022.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Previsões para 5G Core (5GC) e redes móveis em 2021

Por Ivan Marzariolli*

A maioria das teles com 5G escolheu o que é chamado de implementação “não autônoma”.  É um híbrido de 4G e 5G que permite oferecer muitos recursos 5G aos assinantes, enquanto ainda aproveita o investimento existente em seu core de pacote 4G. Operadoras estão ansiosas para aproveitar as vantagens do 5GC (SA ou autônomo) - maior agilidade de serviço e custos mais baixos.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site