NEGÓCIOS

Banco Central: PIX não será uma 'TED vitaminada'

Ana Paula Lobo* ... 12/08/2020 ... Convergência Digital

O Banco Central divulgou o regulamento do PIX, plataforma de pagamento instantâneo, nesta quarta-feira, 12/08. Em live, organizada pelo Jota e pelo SindiTelebrasil, sindicato das operadoras de telecomunicações, o diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução do Banco Central (BC), João Manoel Pinho de Mello, descartou os rumores que o PIX virá para competir com outras modalidades de meio de pagamento, como TED, DOCs ou boletos.

"O PIX não é uma 'TED vitaminada'. Ele é muito mais. Ele é uma plataforma multifuncional por onde as empresas poderão ofertar diversos tipos de pagamentos", reiterou. João Manoel Pinho de Mello esclareceu ainda que o Banco Central não vai, pelo PIX, prestar serviços ao consumidor final. O Banco Central será o organizador de um ecossistema, com a participação de todas as instituições financeiras e fintechs. "Não é verdade que o BC vai prestar serviço ao usuário final. Mas queremos, sim, criar um modelo que nos permita aumentar a competição e preços mais baratos para o consumidor final".

De acordo ainda com o diretor do Banco Central, o PIX terá um custo médio para as empresas participantes do ecossistema de R$ 0,01, o que é praticamente um preço de custo. João Manoel de Pinho Mello lembra que, hoje, o custo médio de uma TED (Tarifa Eletrônica de Depósito) está em R$ 0,07 para as instituições financeiras. "O nosso objetivo é, sim, fazer a competição. Mas não vamos regular ou tabelar os preços cobrados pelas empresas do ecossistema ao usuário final. Mas vamos sim fiscalizar se há competição entre elas. Queremos preços mais baixos ao final", assegura.  Com relação ao tempo de transação, O PIX terá um tempo médio esperado de 2 segundos para efetivar a transferência de dinheiro, o que é um tempo absolutamente inédito no sistema financeiro hoje.


Cloud Computing
Vivo Empresas investe em serviço de segurança na nuvem para PMEs

Segundo a operadora, se antes da Covid-19, a migração para a cloud já era uma tendência real, agora, usar computação em nuvem se tornou uma ferramenta essencial para a sobrevivência. Serviço é voltado para nuvens públicas ou multicloud.

Ciência de dados é estudar para sempre, afirma Ana Oliveira, da Dell

"A tecnologia muda toda a hora e você, profissional, tem de se adequar. Sempre vai ter uma ferramenta nova para aprender", sinalizou a diretora de Ciência de Dados da Dell Technologies. Deslanchar na carreira exige, sim, dedicação e esforço.

Fintechs mostram sua força no cadastramento para o PIX

Banco Central revela que Nubank, Mercado Pago e PagSeguro foram as instituições com mais cadastros de chaves de identificação para o uso do pagamento instantâneo, a partir de 16 de novembro. Em nove dias, o Banco Central contabiliza 33,7 milhões de cadastramentos.

STJ: Uso de criptomoedas para lavar dinheiro é crime de competência estadual

Criptomoedas não são caracterizadas pelo Banco Central como moeda tampouco são consideradas valor mobiliário pela Comissão de Valores Mobiliários, portanto, o ministro Felix Fischer, do STJ, entendeu que não cabe à justiça federal julgar crimes envolvendo o ativo.

ABES: desoneração da folha é vital para manter empregos em software e serviços

O Brasil cresceu 10,5% em TI em 2019, e deverá, apesar da Covid-19 e da crise econômica, registrar um crescimento de 4% em 2020, afirmou o vice-presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira das Empresas de Software, Jorge Sukarie.

Transformação digital é mudar a mentalidade de produto para solução ao cliente

"Não precisamos da furadeira, mas, sim, do buraco na parede", exemplificou Thales Teixeira, fundador da decouping.co, ao revelar o impacto da jornada digital. Para Teixeira, a inovação está no modelo de negócios. "A tecnologia é só um motor", pontuou.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G