Clicky

GOVERNO » Compras Governamentais

Governo recua e exige representante no Brasil para estrangeiros em licitações

Luís Osvaldo Grossmann ... 29/10/2020 ... Convergência Digital

O Ministério da Economia publicou nesta quinta, 29/10, uma modificação nas regras de compras governamentais. Depois de decidir que fornecedores estrangeiros só precisariam de representação no Brasil na hora de assinar eventuais contratos, a nova Instrução Normativa 107 determina que o representante local já exista desde a licitação. 

“O ministério reavaliou as regras para a participação das empresas estrangeiras nas compras públicas realizadas no âmbito do Sistema de Compras do Governo Federal (Comprasnet) para  garantir a isonomia entre os fornecedores. Todos os interessados em fornecer para o governo, sejam empresas nacionais ou estrangeiras (incluindo as autorizadas pelo governo a atuar no país e também as demais), devem ter um representante no país quando participam de algum processo licitatório realizado pelo Comprasnet, para receberem citações quando necessário”, explicou a Secretaria de Gestão. 

Ainda segundo o órgão, estão mantidas as “inovações em relação à tradução juramentada. As regras foram simplificadas e permitem que empresas localizadas fora do país participem de licitações mediante apresentação de documentos com tradução livre. A tradução juramentada só será exigida no momento da assinatura do contrato, caso a empresa vença a licitação”.

A IN 107 prevê que “a Instrução Normativa n° 3, de 26 de abril de 2018, passa a vigorar com as seguintes alterações:

‘Art. 20-A. ...........................................

I - os documentos exigidos para os níveis cadastrais de que trata o art. 6° poderão ser atendidos mediante documentos equivalentes, inicialmente apresentados com tradução livre;

II - para fins de assinatura do contrato ou da ata de registro de preços, os documentos de que trata o inciso I deverão ser traduzidos por tradutor juramentado no País e apostilados nos termos do disposto no Decreto nº 8.660, de 29 de janeiro de 2016, ou de outro que venha a substituí-lo, ou consularizados pelos respectivos consulados ou embaixadas; e

III - deverão ter representante legal no Brasil com poderes expressos para receber citação e responder administrativa ou judicialmente.’”


Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

Consumidor.gov.br: serviço público ao cidadão na Internet é um dos cases do 5x5 TecSummit

Com mais de 2 milhões de usuários ativos e 850 empresas cadastradas, o portal Consumidor.gov.br projeta a integração com as agências reguladoras. O coordenador geral substituto, Cristiano Mendes Rodrigues, é convidado do 5x5 TecSummit, e vai falar no dia 07 de dezembro.

Depois do BB, Banrisul é segundo banco a aderir ao login único do governo federal

Adesão viabiliza que os 4 milhões de clientes do banco gaúcho usem o mesmo login e senha que já utilizam na instituição financeira para acessar serviços públicos no portal Gov.br.

PF envolve Ceitec em suspeita de propina um dia depois de TCU receber documentos contra fechamento

Operação investiga superfaturamento em compras por dispensa de licitação. Servidores defendem investigação, mas apontam coincidência com denúncias de irregularidades na desestatização. 

Estratégia 2020-2031 busca direcionar Brasil para economia baseada em dados

Decreto 10.531/20, com “visão de longo prazo” para orientar agentes governamentais prevê fomento a big data, analytics e inteligência artificial. 

Por dados, OCDE recomenda cautela na privatização de Serpro e Dataprev

Ao analisar os projetos brasileiros de transformação digital, entidade aponta que “o Governo Federal deveria dedicar uma atenção maior à avaliação dos impactos à proteção de dados decorrentes da privatização”.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • O Portal Convergência Digital é um produto da editora APM LOBO COMUNICAÇÃO EDITORIAL LTDA - CNPJ: 07372418/0001-79
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G