INOVAÇÃO

Seguradora HDI trabalha legado para pavimentar transformação digital

Por Roberta Prescott* ... 15/03/2019 ... Convergência Digital

Em seu plano de crescimento até 2023, a seguradora HDI tem como meta diversificar seu portfólio, indo além do automóvel, que é o carro-chefe. Neste cenário, a área de tecnologia está diante do desafio de acompanhar a expansão, explicou Denise Ciavatta, CIO da HDI, durante o FICO Forum São Paulo, realizado na nesta quarta-feira 13/03.

"Estamos trabalhando tema com a perspectiva do segurado e pensando em mobilidade", disse, ao comentar como a empresa se prepara para uma nova era em que as gerações mais jovens estão abrindo mão de ter seus próprios veículos e diversas pessoas estão aderindo maneiras diversas de se locomoverem, como por meio de patinetes ou bicicletas compartilhadas, além da iminência popularização dos carros autônomos. "O nosso segurado vai demandar novos serviços e produtos", afirmou.

Para fazer isto, a empresa iniciou, em 2018, uma jornada de transformação que vai levar cerca de quatro anos com objetivo principal de modernizar a empresa. "A HDI vem crescendo muito e tem plano agressivo de crescimento para os próximos anos e isto exige que os sistemas e as plataformas tecnológicas sejam transformados", disse em entrevista ao CDTV após a sua apresentação. "Uma das nossas prioridades é focar no nosso core e o tema de precificação aparece como uma das prioridades", afirmou a CIO durante sua palestra.

Um dos desafios é trabalhar o legado, ao mesmo tempo em que a empresa cresce e lança serviços e produtos. Para isto, a TI trabalha em duas frentes, uma voltada ao legado e outra pavimentando o caminho para a transformação. De acordo com a CIO, a companhia partiu de um ambiente legado com pouca flexibilidade, pouca capacidade de criação de produtos e dependência da área de tecnologia.

"Evoluímos para uma primeira versão, melhora do ambiente com mais flexibilidade, começamos a trabalhar com ferramentas de BRMS, mas ainda voltado para ambiente legado. A grande mudança foi o tratamento da visão de precificação com olhar diferente, buscando com solução flexível trabalhar com elementos conectados", detalhou Denise Ciavatta, durante a apresentação sobre avaliação dinâmica de risco e solução de precificação. Veja a entrevista exclusiva com a CIO da HDI, Denise Ciavatta.


Cloud Computing
Blockchains x 'envenenamento por privacidade'

Tecnologia promissora, o blockchain impõem às empresas que, uma vez os dados gravados, eles não poderão ser facilmetne modificados ou excluídos e, adverte o Gartner, os direitos de privacidade concedidos a indivíduos incluem a opção de os clientes invocarem o “direito de serem esquecidos”.

TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

DBServer: competitividade exige uma nova maneira de fazer software

Ao completar 25 anos, a companhia gaúcha investe em novas tecnologias, entre elas, Blockchain, com o lançamento, em setembro, de um projeto dedicado à área de saúde, conta Verner Heidrich.

Serviços de voz estão mais vivos do que nunca na jornada digital

Quem pensa que os serviços de voz serão secundários está cometendo um erro, pontuou Douglas Silva, executivo da AWS. "Acreditamos que nos próximos 24, 36 meses a voz vai evoluir de apenas serviço informacional para transacional".

Febraban: o céu é o limite para modelos de negócios com blockchain

A blockchain bancária é ainda uma produção pequena, mas é um marco para o setor, observa o diretor setorial de Tecnologia da Febraban, Gustavo Fosse. Sobre o Open Banking, a única certeza é que ele vai vir e já no ano que vem.

Distributed Ledger: open source e blockchain unem esforços

Para o diretor de DCX das Capgemini, Thiago Nascimento, a tecnologia de livro-razão (Distributed Ledger) será disruptiva e exigirá a interoperabilidade do setor financeiro.

AWS vira aceleradora virtual de projetos voltados à educação no Brasil

Iniciativa, que foi lançada há dois anos nos EUA, já destinou US$ 2 milhões para startups e empresas de tecnologias da área educacional. Prazo para a análise de um projeto é de 12 dias. "É para fazer acontecer mesmo", disse o country manager do setor público da AWS, Paulo Cunha.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G