INCLUSÃO DIGITAL

UIT: Cada 10% de penetração da banda larga eleva PIB em até 1,5%

Convergência Digital* ... 22/10/2018 ... Convergência Digital

Um novo estudo da União Internacional de Telecomunicações reafirma previsões de que investimentos em banda larga têm impacto direto no desenvolvimento dos países. Chamado de ‘A contribuição econômica da banda larga, digitalização e regulação de TICs’, o trabalho sustenta que cada 10% de penetração adicional das conexões fixas ou móveis à internet resultam em aumentos de 0,8% a 1,5% do Produto Interno Bruto.

“Com esse marco podemos quantificar o impacto da banda larga e da transformação digital no crescimento econômico”, festejou o secretário-geral da UIT, Houlin Zhao. “Investimentos em infraestrutura de TICs são prioridade absoluta para a expansão acesso a serviços de banda larga e para ajudar no alcance das metas de desenvolvimento sustentáveis”, completou. Vale lembrar que ainda em 2009, um estudo do Banco Mundial também apontava uma correlação direta entre a penetração da banda larga e o crescimento econômico.

De acordo com o estudo, o aumento da penetração do acesso à internet é um dos aspectos a serem levados em consideração pelos países, mas que para maximizar o impacto da digitalização é necessária a adoção de diferentes políticas relativas à conectividade, computação e acesso ao comércio eletrônico. Para a UIT, o ecossistema digital tem impactos positivos na produtividade.

“Esse estudo foi construído a partir de anos de dados robustos e confiáveis. As conclusões reforçam a defesa de uma ampla adoção das tecnologias digitais e de políticas digitais ao redor do globo e é instrumental como evidência para a tomada de decisões dos países membros da UIT”, avaliou o diretor do escritório de desenvolvimento em telecomunicações da UIT, Brahima Sanou.

Os dados levam em consideração as informações coletadas ao longo dos últimos sete anos, depois da publicação de um primeiro trabalho da UIT sobre banda larga, ainda em 2012. Entre as conclusões, o impacto da banda larga fixa parece ser mais significativo em países desenvolvidos, enquanto nos menos desenvolvidos a banda larga móvel parece ter sido especialmente importante.

* Com informações da UIT


Viasat alega que TCU já atestou legalidade do contrato com Telebras

Para empresa americana, agravo contra o acordo movido pela Procuradoria Geral da República é baseado em mal entendidos.

America Net: Programa WiFi Livre SP une risco e oportunidade de negócios

Operadora investirá R$ 20 milhões na iniciativa e aposta que o retorno virá com a exposição da marca junto aos assinantes, revela o vice-presidente, José Luiz Pelosini. America Net vai ter 619 pontos de acesso WiFi gratuito público na capital paulista.

Um terço das casas no Brasil usam antenas parabólicas

Segundo o IBGE, são 23 milhões de domicílios, bem espalhados pelo país. Isso revela o problema que a Anatel terá para mitigar as interferências e liberar a faixa de 3,5GHz para o 5G.

Internet chega a 3 de cada 4 domicílios no Brasil

Nas mãos de 84% dos brasileiros, o celular é o típico aparelho para uso da rede. Mas as conexões fixas já alcançam 73% dos lares do país, conforme dados da PNAD Contínua TIC 2017, do IBGE. Mas quase 30% da população ainda acha que o acesso à Internet é caro.

Viasat: TCU controla viabilidade de acordo com Telebras

Segundo a vice presidente da empresa, Lisa Scapone, a demanda existe e pode ser medida pelo Gesac, mas operação comercial no Brasil depende dos ajustes no contrato para uso do satélite nacional.

Anatel indica que banda larga móvel pode ficar com sobras da TV Digital

“Edital tinha dois objetivos: a transição do sistema de TV digital e o desenvolvimento da banda larga móvel no país”, afirma presidente da agência, Leonardo de Morais. Saldo chega a R$ 877 milhões.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G