Clicky

GOVERNO » Compras Governamentais

Serpro vai comprar ferramenta para identificar fraudes na biometria facial

Luís Osvaldo Grossmann ... 27/08/2020 ... Convergência Digital

Depois de uma primeira consulta, em maio, sobre uma solução automatizada de biometria facial, o Serpro abriu uma nova coleta de subsídios, agora para uma ferramenta específica dentro da identificação biométrica. O objetivo é comprar uma solução de detecção de vida – ou seja, capaz de identificar tentativas de fraudes com fotos ou vídeos. 

“A solução deve ainda identificar (gerando os logs correspondentes) tentativas de fraude, de modo a apoiar a aplicação de regras de segurança para o tratamento deste tipo de ocorrência. Deverá adotar tecnologia que assegure que a biometria foi capturada de um ser humano, impedindo a utilização de fotografias estáticas, máscaras, vídeos, etc., ou qualquer método que permita o uso de informação sem confirmação da vivacidade no momento da captura da informação biométrica.”

Também de acordo com o termo de referencia, “a solução deve fazer a detecção de vivacidade sem necessidade de ação do usuário (ex. piscar os olhos ou mover o rosto) para evitar a validação através do uso de fotos ou vídeos (passiva)” e também “deve ser compatível com câmeras de Smartphones (iOS e Android) e Web (Chrome, Firefox e IE)”. 

A ferramenta de identificação biométrica do Serpro já é usada como meio de acesso a serviços governamentais pela internet, no portal Gov.br. E passou a ser usada também pelo INSS para fazer a prova de vida anual de beneficiários, com meta inicial de usar a solução digital para verificar 3 milhões de pessoas ainda neste 2020. 

Conforme o aviso do Serpro, as considerações, críticas e sugestões deverão ser enviados para o e-mail cpliveness@serpro.gov.br até 9/9. 


Liminar suspende processo de liquidação do Ceitec pelo governo Bolsonaro

Justiça Federal no Rio Grande do Sul acatou pleito em ação civil pública e determinou a suspensão da assembleia que nomearia liquidante da estatal do chip, localizada em Porto Alegre.

Bolsonaro recoloca Jarbas Valente no comando da Telebras

Ex-conselheiro e vice-presidente da Anatel deixou a estatal para ser substituído por Waldemar Gonçalves Ortunho Junior, em abril de 2019, mas, agora, retoma à companhia com a nomeação do coronel para a direção da Agência Nacional de Proteção de Dados.

BNDES vai pagar R$ 8 milhões para preparar a venda do Serpro e da Dataprev

Consórcio vencedor reúne Accenture, a multinacional de RP Burson-Marsteller e o escritório Machado, Meyer, Sendacz, Opice e Falcão Advogados.

Governo alega prejuízo de R$ 10 bi e vai ao STF contra desoneração da folha

Benefício, que acabaria este ano, foi prorrogado para dezembro de 2021, por decisão do Congresso Nacional, que derrubou o veto do governo. A desoneração da folha é considerada essencial para as empresas de TI e Telecom. Governo diz que medida é inconstitucional.

À espera de correção no imposto sobre componentes, indústria maneja estoques

Segundo Abinee, com a demora na publicação de nova resolução Gecex, fabricantes postergaram embarques para evitar imposto de importação. Ministério da Economia diz que novo texto já foi aprovado. 



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • O Portal Convergência Digital é um produto da editora APM LOBO COMUNICAÇÃO EDITORIAL LTDA - CNPJ: 07372418/0001-79
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G