Convergencia Digital


Teles têm de pensar em rede definida por software (SDN) para 5G

Convergência Digital - 05/11/2018

As redes da quinta geração da telefonia celular (5G) são diferentes das redes tradicionais por, entre outros fatores, serem definidas por software (SDN, na sigla em inglês). “Por causa das diferenças, as operadoras precisam focar mais em uma arquitetura definida por software”, explicou o arquiteto de software da Openet, Andrew D’Souza, que veio ao Brasil para uma série de encontros com clientes. em entrevista ao CDTV.

D’Souza acredita que as telcos precisam trabalhar em soluções em tempo real e na integração de plataformas BSS e OSS para se aprimorar para 5G e melhorar a experiência do usuário. “O que as telcos precisam fazer é pensar em SDN e começar a mudar a cultura da organização e a maneira que fazem as coisas para ficarem prontas para quando a rede for completamente baseada em software.”  

Na entrevista, o especialista também explicou que, nos Estados Unidos, as operadoras estão investindo na expansão das redes como preparação para 5G. Confira a entrevista na íntegra.


Openet - confira a íntegra clicando aqui.

Teles têm de pensar em rede definida por software (SDN) para 5G

O arquiteto de software da Openet, Andrew D'Souza, diz que as operadoras têm de mudar a cultura para entender as mudanças impostas pelo 5G.

leia mais
5G muda a relação das operadoras com os seus clientes

A transformação digital é fundamental para as prestadoras de serviços de telecomunicações e proporciona benefícios como melhorar a experiência do cliente, reduzir custos por meio da automação de processos e criação de novos negócios e ecossistemas. O gerente-geral para consultoria e alianças estratégicas da Openet, Tony Regan, enumera os efeitos do 5G na transformação digital das operadoras.

leia mais
Fazer diferente é o desafio das operadoras na transformação digital

Fornecedora de soluções de OSS/BSS, Openet aposta em 'redes paralelas', implantadas em até 14 semanas, para viabilizar serviços e tarifações adequadas sob medida para as demandas atuais. "Não basta adaptar uma rede ou implantar projetos longos de transformação", observa o vice-presidente da área de Serviços da Openet América Latina, Bruno Soares.

leia mais

Editora Convergência Digital
Copyright © 2005-2018 Editora Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site