GOVERNO

Serpro e Dataprev unificam mais de 22 milhões de contas de brasileiros

Convergência Digital ... 29/05/2019 ... Convergência Digital

O Serpro e a Dataprev terminaram a unificação do módulo de acesso à plataforma Gov.br. Os provedores de identidade das duas empresas se transformaram em um só, beneficiando mais de 22 milhões de usuários com a centralização e simplificação do acesso a vários serviços digitais do governo. Atualmente, a solução de login e acesso único da plataforma gov.br atende a mais de 80 soluções de governo digital, como o  Portal de Serviços do Governo, RedeSIM, ComprasNet, INSS e Portal de Serviços do Denatran.

“Agora, o login dos serviços do Serpro e da Dataprev estão unificados para acessar a plataforma”, explica o gerente do Departamento de Governo Digital do Serpro, Rodrigo Mendes, O acesso ao portal pode ser feito por CPF e senha, além de certificado digital A3, que serve para pessoas físicas e jurídicas, além do NeoId (certificação digital em nuvem). “No futuro, teremos reconhecimento facial e geração de senha temporária a partir do próprio celular do usuário”, antecipa o executivo do Serpro.

“O trabalho conjunto foi um divisor de águas”, avalia o assessor da diretoria da Dataprev para relacionamento e desenvolvimento, Alexandre Pelliccione, que considera a unificação uma nova forma de parceria entre as duas empresa. “No caso dos módulos de acesso, há uma dupla contribuição: o Serpro passa a sustentar a plataforma de autenticação, enquanto a Dataprev providencia serviços que qualificam as contas de acesso”, detalha o assessor.

Um dos ambientes acessados pelo login é o do Portal de Serviços do Governo. São sistemas que, reunidos em um mesmo ambiente, atendem às mais diversas situações vividas pelo cidadão: desde serviço militar obrigatório, infrações de trânsito e agendamento de perícias do INSS. A ideia é construir uma solução única e centralizada para melhorar o acesso e consumo das soluções digitais do governo.

o momento, os serviços estão disponíveis em 16 categorias, como “agricultura e pecuária”, “educação e pesquisa”, “trabalho e previdência”, “viagens e turismo”. A Dataprev contribuiu não apenas com seu cadastro, mas também trouxe conteúdos relacionados a sua área de competência, como explicações relacionadas a questões previdenciárias. Há também previsão da criação de um futuro “selo qualificador” para aposentados e pensionistas.


Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

PGFN concede poderes ao BNDES vender o Serpro

A fim de privatizar a maior empresa de TI do país, a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional delegou competência ao banco de fomento para alienar a participação da União na estatal. 

Governo publica orçamento sem vetos, com menos recursos para MCTIC

Como aprovado em dezembro, Orçamento estipula R$ 11,81 bilhões para a pasta, 22% a menos do que a Lei Orçamentária original de 2019, depois contingenciada para R$ 13 bilhões. 

Governo diz que não vai vender dados de Serpro e Dataprev, mas pode terceirizar custódia

“Vários países não têm empresas de governo mas custodiam dados. Pode fazer isso internamente ou subcontratar”, diz o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Paulo Uebel. 

Microcity recebe certificação CertiGov

Selo de compliance garante a integridade, a conformidade da empresa e a qualifica a vender ao governo reduzindo riscos nas transações.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G