Convergência Digital - Home

Nuvem pública ganha diretrizes de segurança

Convergência Digital
Da redação - 14/02/2012
Depois de quase um ano de muito trabalho, o Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST) dos Estados Unidos apresentou uma publicação de 80 páginas intitulada "Guidelines on Security and Privacy in Public Cloud Computing", com diretrizes e orientações sobre segurança e privacidade na computação em nuvem. Objetivo é auxiliar corporações e governos na tarefa de avaliar o uso da nuvem pública.

Segundo a descrição feita pelo próprio NIST, o documento traz "uma visão geral sobre os desafios de segurança e privacidade relacionados à cloud computing pública. Além disso, apresenta recomendações que as organizações devem considerar ao terceirizar dados, aplicativos e infraestrutura para um ambiente de nuvem pública. O documento oferece visões sobre ameaças, riscos de tecnologia e meios de proteção relacionados a cloud pública para ajudar as empresas a tomarem decisões baseadas em informações sólidas sobre este uso da tecnologia."

Ainda de acordo com o instituto, o documento é desenvolvido para os responsáveis por conduzir iniciativas de computação em nuvem; profissionais responsáveis por medidas de privacidade e segurança para cloud computing; adminsitradores de redes e sistemas; e usuários de serviços de nuvem pública.

Para os especialistas, considerando que os ambientes de cloud pública trazem consigo uma série de desafios de segurança, os quais, talvez, não existam em ambientes de nuvem privada ou híbrida, vale a pena ler as considerações do NIST. Elas ajudam a entender quais são os problemas e preocupações que devem ser endereçadas antes de armazenar os dados em uma nuvem pública.

O estudo completo está disponível em:
www.nist.gov/itl/csd/cloud-012412.cfm

Destaques
Destaques

Governo negocia para transformar Foz do Iguaçu em zona franca para datacenters

O secretário de Telecomunicações do MCTIC, Vitor Elisio de Menezes, conta que negocia a incorporação dos datacenters em uma classe especial para consumo de energia, ativo que mais encarece as operações no Brasil.

Disseminação de serviços em nuvem puxa investimentos globais em TI

Segundo projeções da consultoria Gartner, gastos devem bater em R$ 15 trilhões neste ano e crescer 3,7% em 2020, puxados por cloud computing. 



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

As lições do buraco negro e da análise de dados às empresas

Por Paulo Watanave*

O fato é que por trás das aplicações e sistemas usados nas operações já existe um grande e variado conjunto de insights e algoritmos que podem ser usados para gerar valor real às organizações e para as pessoas de um modo geral. Estima-se que menos de 10% das companhias em todo o mundo tenham estratégias bem definidas para a utilização dos recursos digitais e das informações.

Edge Computing para acelerar os negócios das empresas brasileiras

Por Henrique Cecci*

O que é, afinal, Edge Computing? Trata-se da aplicação de soluções que facilitam o processamento de dados diretamente na fonte de geração de dados. No contexto da Internet das Coisas (IoT), por exemplo, as fontes de geração de dados geralmente são "coisas" com sensores ou dispositivos incorporados.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site