INCLUSÃO DIGITAL

Banda larga: Governo evita polemizar com Paraguai, mas admite preço alto

Luís Osvaldo Grossmann e Luiz Queiroz ... 14/06/2012 ... Convergência Digital
O Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, evitou polemizar as críticas do vice-presidente do Paraguai, Federico Franco, que na quarta-feira, 13/6, reclamou da “imposição de travas” ao país por parte do Brasil e da Argentina no serviço internacional de Internet.

Segundo o ministro, já existe um diálogo com os vizinhos sobre a construção de uma linha de transmissão pela usina de Itaipu entre Foz do Iguaçu-PR e a capital paraguaia Assunção, com previsão de uma rede de fibra óptica associada ao projeto. “Concordo com o espírito da queixa, temos que baratear o preço. Estamos negociando para ver quem vai vender Internet até lá”, disse Bernardo.

Durante fórum sobre Tecnologias da Informação e Comunicações, Federico Franco chegou a ameaçar levar as reclamações a organismos internacionais. “Nossos vizinhos, particularmente os grandes vizinhos, Brasil e Argentina, não nos permitem liberalizar por completo a Internet. Vamos fazer as reclamações em órgãos internacionais desta amputação cibernética”, afirmou.

Veja a posição do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, sobre a crise diplomática provocada pela crítica do vice-presidente do Paraguai ao Brasil e Argentina.

Audima cria ferramenta para levar conteúdo aos analfabetos digitais

A partir da própria dor, uma vez que tem dislexia, Paula Pedrosa criou a Audima, uma startup que transforma palavras em áudios. "O império da visão exclui muita gente. Nosso desafio, hoje, é mostrar que inclusão monetiza", observa a executiva.

Domicílios com Internet chegam a 67% no Brasil, mas desigualdade permanece

TIC Domicílios 2018, do CGI.br, revela que as classes D e E elegeram o smartphone como o meio preferencial de acesso.

Nas favelas, há jovens ávidos para aprender e trabalhar com TICs

O projeto Vai na Web já formou 200 jovens em linguagem de programação, mas, agora,busca recursos para ensinar as profissões do futuro como Inteligência artificial e internet das coisas.

Anatel aprova consulta para aumentar potência do Wi-Fi

Além de permitir o uso de equipamentos WiFi na faixa de 60 Ghz, para o WiGig, que promete conexões de até 7 Gbps, agência prevê aumentar a potência atual dos aparelhos na faixa de 5 GHz.  

Anatel quer saber se há interesse em investir em satélites no Brasil

Consulta pública sobre o tema recebe contribuições até 7 de setembro. Ideia é saber se há empresas que queiram prover serviço ininterrupto de capacidade satelital por cinco anos a partir de 1 de janeiro de 2021.

Sem rede e velocidade de conexão, escola rural padece para acessar à Internet

Apenas 34% das escolas possuem ao menos um computador com acesso à internet e a velocidade de conexão é baixa para permitir uso pedagógico, na faixa de 2 Mbps, revela a pesquisa TIC Educação 2018, do CGI.br.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G