TELECOM

Brasil testa modelo de 0800 para acesso à Internet

Luís Osvaldo Grossmann ... 12/07/2012 ... Convergência Digital
Incentivadas pelo Ministério das Comunicações, as operadoras móveis vão iniciar, no próximo sábado, 14/7, um projeto piloto de acesso gratuito a páginas da Internet, no mesmo modelo utilizado para ligações telefônicas para números 0800.

A experiência inicial envolverá 80 moradores da cidade de São Sebastião, no Distrito Federal e deve durar 15 dias. Selecionados pelo governo do DF, eles usarão smartphones emprestados pelas empresas Vivo, Tim, Claro e Oi e poderão acessar, sem custos, uma página preparada para o teste.

Nessa página – bandalarga.0800.br – é possível acessar notícias e serviços locais, como ofertas de emprego, linhas e horários de transportes públicos, informações sobre concursos e atividades culturais. Não será possível acessar outros sites da Internet.

“Costumamos criticar as ‘jabuticabas’ que por vezes são impostas ao setor, mas essa é uma jabuticaba boa, algo inédito no mundo e que exigirá ainda mais trabalho, até porque não existe referência de um serviço como esse em nenhum lugar”, festejou o diretor executivo do Sinditelebrasil, Eduardo Levy.

Para o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, a ideia é especialmente relevante por conta da Lei de Acesso à Informação, como forma de o governo disponibilizar dados aos brasileiros. “Mas faz sentido para outros setores, como talvez os bancos e sites de vendas, cujo acesso gratuito pode ser um incentivo.”

Pelo projeto, a remuneração pelo serviço deve ser feita pelos sites gratuitos, como acontece nas chamadas 0800 – e exigirá alterações no regulamento da Anatel sobre esse tipo de chamada. Mas as operadoras já veem outros ganhos, desde incentivar o uso de smartphones independentemente da gratuidade, até a nova desculpa para pedir novas faixas de frequência.

“Se esse serviço tiver o alcance que imaginamos, vamos precisar de mais espectro”, disse Levy. O alvo mais óbvio são os milhões de brasileiros que utilizam celulares pré-pagos, mas o modelo pode perfeitamente funcionar nas conexões fixas de Internet.


Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

Anatel aperta o cerco aos equipamentos piratas de TV por Assinatura

Agência reguladora alerta que os aparelhos sem homologação aumentam o risco de vazamento de materiais tóxicos, choques elétricos e até explosões. No ano passado, mais de 200 mil foram lacrados. 

Vivo coloca IA Aura para atender clientes pelo WhatsApp

Pelo número 11-99915-1515, é possível esclarecer dúvidas sobre planos e promoções, verificar consumo de dados, fazer recargas com bônus e receber 2ª via de conta, entre outras funcionalidades.

5G e Internet das Coisas são prioridades para os países do BRICS

“Foram discussões em quatro áreas, IoT na agricultura, 5G, banda larga e transformação digital”, resumiu o ministro Marcos Pontes.

Silêncio positivo para antenas passa na MP da Liberdade Econômica, mas não como o mercado esperava

Serão os órgãos públicos- os responsáveis pela burocracia excessiva e que restringem a liberação da implantação - os responsáveis por determinar um prazo máximo de resposta. MP da Liberdade Econômica também mexeu em pontos da Lei trabalhista.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G