CARREIRA EM FOCO

IBM inaugura escritório no Parque Tecnológico de Salvador

IT Careers - Convergência Digital
Da redação - 21/09/2012

Como parte de sua estratégia de expansão geográfica, a IBM Brasil inaugura seu novo escritório em Salvador (BA), localizado no Centro Parque Tecnológico. Além da unidade de negócio, a companhia contará com uma célula estendida do Natural Resources Industry Solutions Lab (NRIS Lab) laboratório recém-inaugurado em São Paulo, que tem foco no desenvolvimento de soluções para as indústrias de recursos naturais, como mineração e “óleo & gás”. Nos próximos dois anos, cerca de 100 profissionais estarão atuando nas instalações da IBM no Parque Tecnológico, incluindo funcionários, colaboradores e bolsistas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) que desenvolverão suas pesquisas junto à empresa.

O projeto do Parque Tecnológico prevê a criação de um polo de desenvolvimento de tecnologias e de soluções que gerem inovação e desenvolvimento para empresas e instituições públicas da região. O mercado de TI da Bahia apresenta grande potencial, com o crescimento dos investimentos das indústrias locais e o equilíbrio na disponibilidade de mão de obra qualificada.

“O Parque baiano reunirá empresas de ponta, centros de pesquisas públicos e privados, incubadoras e universidades. Assim, a presença local nos ajudará a capturar e aproveitar os recursos, os talentos e toda inteligência deste ecossistema instalado”, explica Claudio Schlesinger, executivo do Laboratório de Desenvolvimento de Software da IBM Brasil.

“Com a presença de um time de especialistas em software no Parque Tecnológico, teremos a possibilidade de atender as demandas de serviços e aplicações de nossos clientes com mais agilidade”, ressalta Schlesinger. “Além disso, as soluções desenvolvidas aqui poderão, também, ser implementadas globalmente, uma vez que a operação do laboratório de Salvador trabalhará de forma integrada e colaborativa para o desenvolvimento dos aplicativos com outros laboratórios da IBM no Brasil e no mundo”, completa.

A iniciativa faz parte da estratégia de expansão regional da IBM, que busca expandir a atuação da companhia fora do eixo Rio-São Paulo, com o objetivo de aumentar a oferta de serviços e produtos nessas praças e fomentar as economias regionais, por meio de parcerias com governos locais, instituições e empresas.
                                                                                                                  
Os softwares e projetos desenvolvidos pelo braço estendido do NRIS Lab da IBM na Bahia, juntamente com os outros Laboratório de Software da IBM, terão o objetivo de aumentar a eficiência nos processos de negócios de empresas e governos das regiões Norte e Nordeste, de forma a aprimorar os produtos e serviços oferecidos ao consumidor final. São aplicativos que buscam melhorar o gerenciamento urbano e colaborar nas soluções para tentar resolver os grandes desafios das cidades como trânsito, segurança pública, distribuição de energia e água. O laboratório da IBM trabalha com softwares das linhas Tivoli, Websphere, Information Management, Rational, Linux, entre outros.


Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão: