NEGÓCIOS

Gartner: Brasil fracassa na definição de uma política nacional de TIC

Ana Paula Lobo ... 29/10/2012 ... Convergência Digital

Apesar de elogiar os programas Ciência Sem Fronteiras e o plano TI Maior, lançados pelo governo Dilma para o fomento de mão-de-obra e de ações em TIC, o vice-presidente do Gartner, Cassio Dreyfuss, foi taxativo: o país está atrasado e não prioriza ações na área.
"Infelizmente no Brasil, há momentos pontuais. Não há uma política costurada. Uma prioridade de governo para TIC, como há no Chile, na Colômbia e no Peru”, afirmou Dreyfuss, que é o chairman do Gartner Symposium Itxpo 2012, que acontece na capital paulista, nesta segunda-feira, 29/10.

Dreyfuss observa que a falta de mão de obra especializada é um problema mundial. E, aqui, mais uma vez, segundo o executivo, o Brasil está perdendo tempo. “Precisamos de talentos. Atrair os jovens para a área de TIC. Mas isso precisa de uma unidade. Não pode ser ações ministeriais isoladas. O governo precisa entender que TIC impulsiona a economia”, sustentou.

Para o chairman do Gartner, o México foi o primeiro país da região a fechar uma política para TIC. “Se decidiu que o governo ia ficar fora da oferta de serviços e abrir espaço para empresas nacionais”, lembra Dreyfuss. Chile, Colômbia e Peru também criaram ações para TIC, todas relacionadas ao modelo econômico/social. “Insisto que TIC é para impulsionar a receita do país. Aqui no Brasil isso não é ainda assim percebido”, completou.

No evento, o Gartner revelou que os gastos com TI deverão chegar a US$ 126,3 bilhões em 2012, um declínio de 2,5% em relação a 2011. Mas a boa notícia é que 2013 promete ser um ano de recuperação: os gastos deverão chegar a US$ 133,9 bilhões, um incremento de 6%. Para Peter Sondergaard, vice-presidente sênior do Gartner, o Brasil terá papel de destaque em TI. “O país já é hoje o segundo maior mercado de TI entre os emergentes e responderá por 50% de todo o gasto na área na América Latina”.


Cloud Computing
Hotel Urbano migra para Google Cloud e reduz quantidade de servidores

O engenheiro de desenvolvimento da agência online, Leandro Souza, conta que na black friday, em novembro passado, chegou a ter 39 mil acessos no site e 9 mil usuários simultâneos no aplicativo móvel.

Crescem fusões e aquisições de internet e TI

Segundo relatório da KPMG, ano de 2018 registrou 62 empresas estrangeiras adquirindo brasileiras na web.

CADE diz que conluio de empresas de cabos submarinos prejudicou o Brasil

Exsym Corporation, LS Cable LTD, Nexans, Prysmian S.p.A, Taihan Electric Wire e Viscas Corporation teriam dividido entre si territórios e projetos, discutido e combinado preços a serem cotados em projetos específicos.

TI avança dois dígitos e mercado de TICs tem crescimento previsto de 4,9% no Brasil

Projeção otimista é da IDC Brasil. "O mercado está dizendo que vai ter mais budget, que está mais otimista", afirmou Pietro Delai, gerente de consultoria e pesquisa da consultoria.

Metade dos PCs do mundo roda com software desatualizados

Relatório aponta que 55% dos usuários de PCs negligenciam a parte de segurança das suas aplicações. Um dos aplicativos menos atualizado é o Skype. Estudo também mostra que mais de 20% dos usuários Windows usam versões antigas e/ou não mais suportadas pela Microsoft.


3º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2018 - Cobertura Especial Convergência Digital
Brasscom lança manifesto para construir um Brasil Digital e Conectado

Entidade quer a colaboração da sociedade e de entidades de TI ou não para entregar um documento aos presidenciáveis. "Tecnologia precisa ser prioridade nacional", diz o presidente-executivo da Brasscom, Sergio Paulo Gallindo.


Veja a cobertura da 3º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2018

  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G