Convergência Digital - Home
Network Eventos
Veja mais informações do Fórum TIC Brasil

Indústria adverte que está muito difícil produzir no Brasil

Convergência Digital - Cobertura Especial Fórum TIC Brasil
Ana Paula Lobo e Luiz Queiroz - 25/03/2013

Ao participar do Forum TIC Brasil 2013, evento realizado pelo portal Convergência Digital e pela Network Eventos, no último dia 20 de março, em Brasília, o presidente da Associação da Indústria Elétrica Eletrônica (Abinee), Humberto Barbato, traçou um panorama da indústria eletroeletrônica. Admitiu que o momento não é tranquilo. O déficit da balança comercial do setor é a maior de toda a indústria e tem crescido num ritmo preocupante. "A indústria de componentes foi dizimada em 1990. E, hoje, a importação desses componentes representa metade da balança comercial", disse.

Indagado do momento das indústrias do setor - em especial às de Telecom e Informática - o presidente da Abinee foi taxativo: ' Produzir no Brasil está muito difícil. A Lei de Informática é o grande instrumento que mantém as empresas aqui. Se não fosse ela, não teríamos uma indústria. Haveria uma concentração ainda maior na Zona Franca de Manaus, que só se sustenta com os incentivos. O que no meu modo de ver é uma semiaberração. O empresário deveria escolher onde produzir".

Barbato, apesar de assumir que política industrial é uma prioridade do governo Dilma Rousseff, criticou a postura das autoridades com relação às medidas restritivas dos países, considerados parceiros, em especial, Argentina e Venezuela. "Eles fecharam às portas para os produtos brasileiros. Os celulares sofreram muito com essa medida. Enquanto o Brasil não vende, outros países vendem. É preciso que o governo pense de forma muito séria sobre essas restrições".

O presidente da Abinee reclamou também do tempo levado para a concessão dos Processos Produtivos Básicos - em média, 12 meses e fez uma advertência: o Brasil não pode, com medidas de apoio à indústria, 'matar' a galinha de ovos de ouro que é o produto final. Também fez uma dura critíca à Apple. Assista a participação de Humberto Barbato, no Forum TIC Brasil 2013, pela CDTV, do Convergência Digital.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

15/05/2019
Intel: O Brasil precisa decidir o que quer ser na transformação digital

07/05/2019
Guinada digital faz bancos mudarem a maneira de comprar TICs

07/05/2019
Para Abinee, queda do setor eletroeletrônico é preocupante

30/04/2019
Unisys: Transformação digital amplia papel da cibersegurança

30/04/2019
Brasscom endossa unificação de tributos de consumo em um único imposto

29/04/2019
Reforma Tributária só acontece se for 'fatiada' com governo à frente

29/04/2019
Serpro e Dataprev terão de se reinventar para a economia digital

26/04/2019
Governo confirma que vai fazer ajustes no eSocial

25/04/2019
Falta de dinheiro exige exercício de criatividade na economia digital

25/04/2019
Autoridade de Dados, no Executivo, não terá reconhecimento internacional

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Convergência Digital e a Network Eventos disponibilizam a 1ª edição da revista eletrônica do Fórum TIC Brasil.

Clique e boa leitura!
Destaques
Destaques

USP contabiliza os ganhos do uso da computação na nuvem

Instituição é a primeira a utilizar de forma intensiva as aplicações baseadas em cloud, contratada junto à Citrix. Para o gerente de infraestrutura de TI da USP, Cyrano Rizzo, que participou do Forum TIC Brasil 2013, um dos pontos-chaves para a adoção de cloud é definir a orquestração.

TV digital: indústria brasileira está 'perdendo o bonde'

Para André Barbosa, um dos responsáveis pela implantação do SBTVD, o padrão nipo-brasileiro de TV Digital e superintendente de Comunicação da EBC, a indústria já perdeu vez para fornecer equipamentos para os países latino-americanos. Mas agora tem a chance de virar o jogo com o uso do padrão na África.

Para a AMD, smartphone conduz o acesso à nuvem

Para o vice presidente corporativo da  AMD, Andrew Feldman, o acesso à nuvem já chegou às mãos de um bilhão de pessoas. “Um processador de 9 dólares no telefone dá acesso ao mundo”, avaliou ele ao participar do Fórum TIC Brasil. 

Olivetti retorna ao Brasil com fabricação de tablets e modems 3G/4G

Empresa italiana retoma seus planos de produção fabril apostando na mobilidade. Os tablets para varejo, manufaturados na Microboard, em Minas Gerais, chegam ao mercado em maio. Os dispositivos corporativos serão lançados no segundo semestre.

Brasil vai ganhar R$ 90 bilhões se virar hub da nuvem na AL

Estimativa é da Brasscom, que destaca o peso do país (58%) no mercado latino-americano de datacenters, mas lamenta a ausência de políticas unificadas e de longo prazo para atrair investimentos no setor. Para entidade, deveriam ser criadas ‘zonas francas’ que favoreçam a instalação dos centros de dados. 

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site