SEGURANÇA

Crimes na Web: Brasil lidera ataques de Conficker no mundo

Da redação ... 10/05/2013 ... Convergência Digital

O Brasil foi o principal ponto de partida dos ataques do Conficker, no primeiro trimestre de 2013, revela a F-Secure. Do total detectado, 26% das infecções saíram do país. O Conficker, também conhecido como Downaup, é um vírus que tem por objetivo atacar computadores que possuam o sistema operacional Microsoft Windows.

Ainda no primeiro trimestre deste ano, 11% dos ataques desse tipo partiram dos Emirados Árabes Unidos e 7% da França. Outros países que figuram no ranking são Espanha, Itália, Japão e Eslovênia.

Os ataques de exploits contra o programa Java também cresceram entre janeiro e março. O Brasil teve 1% de participação nas ações mundiais, o que é bastante representativo na comparação com o ranking geral, liderado pelos Estados Unidos, com 17%. As outras nações que concentram esses ataques são França com 16%, Finlândia com 11%, e Suécia com 10%. No começo do ano, uma falha no Java deixou computadores expostos a ataques no Brasil, afetando muitos sites e deixando a internet lenta.

“O Brasil é apontado como um dos principais disseminadores de ataques virtuais do mundo. E esse levantamento demonstra como os hackers estão adquirindo conhecimento para diversificar suas ações. Outro problema grave no país são os ataques contra internet banking que geram prejuízos milionários todos os anos”, explica Ascold Szymanskyj, VP da F-Secure para a América Latina.

Fonte: F-Secure


NEC - Conteúdo Patrocinado - Convergência Digital
Multibiometria: saiba como ela pode cuidar da sua segurança digital

Plataforma Super Resolution, que integra espaços físicos e digitais, será apresentada pela primeira vez no Brasil no Futurecom 2018. Um dos usuários da solução é o OCBC Bank, de Cingapura. A plataforma permite o reconhecimento instantâneo das pessoas à medida que se aproximem da agência.

Sistemas sem suporte rodam em mais de 40% dos PCs

Pesquisa da empresa de segurança Kaspersky diz que mais popular é Windows 7, que ficará sem suporte em três meses. Grandes, pequenas e microempresas continuam usando versões como XP ou Vista. 

Crimes cibernéticos: Brasil é passível de represália por não assinar Convenção de Budapeste

O consultor em Segurança Cibernética e professor da pós-graduação da Universidade UniCarioca, Guilherme Neves, adverte que o País está atrasado e erra ao não aderir à um tratado global de defesa cibernética.

TSE convoca profissionais de TI para testar segurança das urnas eletrônicas

Evento ocorrerá no período de 25 a 29 de novembro, na sede do TSE, em Brasília. Inscrições vão, agora, até o dia 22 de setembro.

Brasil perdeu mais de R$ 80 bilhões com ataques cibernéticos em 12 meses

O País, hoje, é o segundo do mundo onde ocorrem mais perdas econômicas por conta das ações dos hackers, revelou o coronetl Arthur Sabbat, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G