TELECOM

Teles terão que informar à polícia localização de celular

Luís Osvaldo Grossmann ... 27/06/2013 ... Convergência Digital

Vem aí uma proposta da Anatel capaz de gerar bastante discussão, embora a agência tenha decidido aceitar contribuições da sociedade apenas por 15 dias: a determinação para que as operadoras móveis informem a localização de celulares à pedido dos órgãos de segurança pública. 

Formalmente trata-se de uma alteração pequena no regulamento do Serviço Móvel Pessoal, a fim de incluir que as prestadoras devem informar, após solicitação dos responsáveis pelos serviços públicos de emergência, localização da estação móvel que originou chamada ou mensagem de texto. 

Além disso, fica pré-determinado que essa localização – a ser dada a partir da triangulação das estações radiobase – deve ter precisão de, no mínimo, 60 metros em 67% dos casos – e de 300 metros em 95% deles, de acordo com o texto colocado em consulta pública. 

O relator da proposta, o substituto de conselheiro Marcos Paolucci, defendeu uma consulta à sociedade pelo prazo mínimo legal de 10 dias. Ele sustentou que “essa redação é fruto de entendimento entre órgãos de segurança, Anatel e prestadoras”. 

O prazo curto foi motivo de controvérsia durante a votação do Conselho Diretor da Anatel. Faz sentido. A julgar pela justificativa do relator, faltou o entendimento com os principais interessados em qualquer mudanças nesse regulamento: os usuários. No fim, optou-se por fazer a consulta por 15 dias. 

É certo que uma das justificativas é o socorro de urgência a pessoas que tenham sido vítimas de sequestros relâmpagos, por exemplo. No entanto, o regulamento proposto não faz menção nenhuma aos usuários ou ao tipo de situação para essa possibilidade, apenas determina que qualquer pedido feito pela polícia deve ser atendido.

911

Ato contínuo, a mesma proposta prevê que serão aceitas no Brasil chamadas para os telefone de emergência utilizados na Europa e nos Estados Unidos. Assim, quem quiser ligar para a polícia poderá, quando efetivada a mudança, ligar para o 112 ou 911 que o efeito será o mesmo do atual 190. 

Nesse caso, a alteração é motivada pela Copa do Mundo a ser realizada no país no ano que vem – e para a qual são esperados cerca de 600 mil turistas estrangeiros. Dessa forma, ao serem discados aqueles números a chamada será transferida para a Polícia Militar mais próxima da ERB de onde a ligação teve origem. 

A CDTV, do portal Convergência Digital, mostra a apresentação feita pelo substituto de conselheiro Marcos Paolucci, na reunião do Conselho da Anatel.


Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

Aloo Telecom: Brasil precisa de um cadastro único de redes de fibra ótica

O crescimento das redes de fibra ótica é desorganizado e faltam informações disponíveis para definir onde investir e maximizar os recursos, afirma o CEO da operadora, Felipe Cansanção. Aloo Telecom analisa a participação no leilão 5G. "Nunca se vendeu tanta capacidade de espectro", adiciona o CEO.

Ufinet, da Enel, entra no mercado de rede neutra no Brasil

Chairman da empresa, Stefano Lorenzi,  assegura que Ufinet não terá vantagem no uso dos postes por ter a distribuidora elétrica como uma das acionistas. "Vamos competir igual com os outros", diz.

Falta um orquestrador para resolver o conflito do uso dos postes

"Não é falta de lei. Não é falta de resolução. É falta de agenda prioritária. Falta uma orquestração efetiva para se tentar resolver o problema", diz o diretor de estratégia e regulatório da Algar Telecom, Renato Paschoareli.

Abranet: Revisão do marco de telecom tem que abrir espaço para voz no SCM

Entidade diz que a revisão do marco legal de telecom exige uma avaliação do mercado de telefonia no Brasil, com ajustes regulatórios capazes de abrir o segmento aos prestadores de SCM, com recursos de numeração e sistemas de áreas de tarifação nos moldes da telefonia celular.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G