INTERNET

Brasil fecha maio com 103 milhões de acessos banda larga

Da redação ... 28/06/2013 ... Convergência Digital

O Brasil fechou o mês de maio com 103 milhões de acessos em banda larga, apresentando um crescimento de 37% em relação a maio de 2012. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), 28 milhões de novos acessos foram ativados nos últimos doze meses, a um ritmo de uma nova conexão por segundo.

A evolução mais significativa em número de acessos nos últimos doze meses se deu no segmento móvel da banda larga, com 45% de crescimento em relação a maio de 2012. A internet rápida pela rede móvel alcançou um total 81,7 milhões de acessos em maio. Na banda larga móvel, 67 milhões são de conexões de celulares 3G, incluindo os smartphones, e 14,7 milhões são terminais de dados, entre eles modems de acesso à internet e chips de conexão máquina-máquina (M2M).

A expansão também se deu na cobertura das redes de banda larga móvel, que cresceu 13%, com a ativação de 451 municípios nos últimos 12 meses. Ao todo, as redes de terceira geração (3G) estão instaladas em 3.409 municípios, onde moram 89% dos brasileiros. Esse total de municípios supera em mais de três vezes as obrigações de cobertura previstas no edital, que são de conectar 928 municípios até abril de 2013. Só neste ano, 124 municípios receberam as redes de 3G. O 4G, de acordo com o estudo, já conta com cerca de 80 mil acessos.

Na banda larga fixa, por sua vez, os acessos somaram 21,3 milhões em maio. Desse total, 2,6 milhões de conexões foram ativadas nos últimos doze meses, com crescimento de 14% no período. A infraestrutura de banda larga fixa está presente em todos os municípios brasileiros.O levantamento também destaca que os resultados de abril e maio das medições da qualidade da banda larga fixa ofertada no Brasil mostraram que as prestadoras superaram com folga as metas de velocidade de conexão.

Dados de maio divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) mostram que a velocidade ficou acima de 80% do contratado no Rio de Janeiro, superou 85% em Minas Gerais, 91% em São Paulo e 96% no Paraná. As medições mostraram que a velocidade da banda larga no Brasil está acima da média da velocidade apurada na Europa, que é de 74%, de acordo com levantamento divulgado pela Comissão Europeia nesta semana.

 


Disseminação de IA e reconhecimento facial são novos riscos à Internet

Relatório sobre a saúde da rede mundial, produzido pela Fundação Mozilla, também aponta para o uso de dados pessoais para publicidade como uma das principais preocupações atuais.

Comissão Européia: Facebook, Google e Twitter fizeram pouco contra Fake News

Redes sociais prometeram em outubro do ano passado adotar medidas contra a divulgação de notícias falsas relativas às eleições do Parlamento Europeu, que acontecem entre 23 e 26 de maio.

Moradora chama prefeito de "mentiroso" pelo Whatsapp e é multada em R$ 5 mil

TJMG aceitou a queixa do prefeito da cidade de Frei Inocêncio e determinou indenização contra moradora que distribuiu áudio no aplicativo chamando-o de “mentiroso”, “trapaceiro” e “cretino”.

Autoridade de Dados, no Executivo, não terá reconhecimento internacional

“Congresso precisa garantir um modelo interoperável com outros países, que sejamos considerados como país adequado na proteção de dados”, adverte a professora de Direito da UnB e do IDP, Laura Schertel Mendes.

Bibliotecas e museus sofrem para digitalizar e oferecer acervos online

Embora o Plano Nacional de Cultura estabeleça que acervos devem estar disponíveis na internet até 2020, só 31% digitalizam parte do acervo e 22% ofertam na rede.

Revista Abranet 26 . nov-dez 2018 / jan 2019
Veja a Revista Abranet nº 26 Estudo da Abranet revela a existência de um universo díspar entre os prestadores, o que impõe desafios à regulamentação mínima necessária para manter o mercado estruturado e o limite aceitável para a sobrevivência das empresas.
Clique aqui para ver outras edições

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet - Abranet

Empresas da Internet pedem mais segurança jurídica

“O Marco Civil da Internet trouxe base sólida para criar parâmetros para se ter lei mínima para a Internet seguir avançando, mas, infelizmente, vemos varias iniciativas tentando modifica-lo", afirmou o presidente da Abranet, Eduardo Parajo.

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet

  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G