TELECOM

Fibra óptica: Brasil puxa alta demanda até 2018

Da redação ... 20/11/2013 ... Convergência Digital

Uma combinação de incentivo à oferta e pressão da procura irá impulsionar o mercado embrionário da banda larga por fibra na América Latina de 2,2 milhões de acessos em 2013 para 11,8 milhões de acessos em 2018, pontua um novo relatório da Pyramid Research.

"Por todos os mercados da América Latina com crescimento econômico sustentável e PIB per capita crescente, tais como o Brasil e o México, a demanda por mais largura de banda, redes com melhores desempenhos, vídeos para os consumidores e serviços de empresas baseadas em nuvem está se expandindo", disse Daniele Tricarico, Analista da Pyramid Research.

Ainda assim a consultoria acredita que as forças de incentivo à oferta - no Brasil há o Regime Especial de desoneração para a Banda Larga com mais de R$ 14 bilhões de projetos já aprovados - exercem o papel decisivo no crescimento da banda larga por fibra. Os fatores contextuais do lado da oferta incluem as estruturas regulatórias que pressionam as operadoras a implementarem a fibra ótica, aumentando a concorrência das companhias de cabo e de operadoras móveis que implementam o 4G e a necessidade de que as operadoras de linhas fixas inovem para que possam prosperar em mercados cada vez mais competitivos.

"Na ausência de tais pressões do lado da oferta, mesmo quando enfrentam a crescente demanda por banda larga super rápida, é menos provável que as operadoras façam os investimentos substanciais necessários para oferecer o serviço de banda larga por fibra", ressalta Daniele Tricarico.


Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

Teles fazem campanha por conta digital sem papel

Segundo Sinditelebrasil, 76 milhões de clientes ainda recebem faturas impressas todos os meses – em média, 152 milhões de folhas. 

Consumidores reclamam de proposta da Anatel que reduz conselho de usuários

Idec e Coalizão Direitos na Rede apontam que novo regulamento do Cdust prevê apenas um conselho nacional por operadora, no lugar dos 30 regionais atuais. E que agência suspendeu eleição com 300 mil votos. 

Projeto que torna roaming obrigatório passa na CCT da Câmara

Medida, que na prática já é prevista em leilões de espectro, vale somente para Vivo, Claro, Tim e Oi. 

STF nega recurso e TIM vai pagar multa de R$ 1 milhão por “Ilimitado” e “Liberty”

Em ação iniciada ainda em 2012, Ministério Público do DF reclamou de publicidade enganosa e restrições unilaterais nos contratos. Em nota, TIM “reitera o compromisso com a transparência das suas ofertas de planos e serviços”. 




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G