INOVAÇÃO

Ao assumir, Diniz promete um ‘Inova Empresa’ da pesquisa científica

Luís Osvaldo Grossmann ... 18/03/2014 ... Convergência Digital

Ao assumir como ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Clélio Campolina Diniz prometeu desenvolver um programa ambicioso de investimentos voltado a produção científica brasileira. E embora tenha evitado cravar valores para esse ‘salto de qualidade’, deu a entender que o projeto deve envolver cifras semelhantes ao recente ‘Inova Empresa’ – no qual os aportes públicos beiram os R$ 33 bilhões.

“Certamente vamos absorver o que já está em andamento e foi muito bem qualificado pelo [ex] ministro Marco Antonio Raupp, mas trata-se de convocar a comunidade científica brasileira para darmos um salto ambicioso e mudarmos o patamar dos investimentos públicos e privados em ciência e tecnologia”, afirmou. O objetivo é aproximar o Brasil do padrão científico dos países centrais.

Sobre o tamanho dessa ambição o novo ministro sugeriu uma comparação ao citar o Inova Empresa e sustentar que “precisamos investir igualmente em pesquisa”. “A Finep vem dando uma contribuição importante com o Inova Empresa e queremos igualmente recursos para as instituições acadêmicas universitárias e de pesquisa”, insistiu.

Segundo Diniz, esse “grande programa, com visão de futuro” é uma encomenda da presidenta Dilma Rousseff, com quem ele voltou a se reunir nesta segunda, 17/3, após uma primeira cerimônia no Palácio do Planalto. “Queremos andar rápido, mas será um plano constituído em conjunto com as instituições científicas”, disse.

Nessa lista cabem a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, as universidades e institutos de pesquisa mas também as secretarias de C&T e as fundações estaduais de apoio à pesquisa. O primeiro passo, segundo Diniz, será “pedir à presidenta que convoque o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia para rediscutirmos as prioridades desse arrojado programa”.


Cloud Computing
Orçamento e liminar travam planos do Governo para uso da nuvem

Sem recursos, somente quatro dos 12 órgãos que participaram do pregão já assinaram contrato para uso da nuvem pública do governo federal. Mas dois órgãos, que não estavam no escopo inicial, já solicitaram a autorização de adesão à nuvem.

TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

DBServer: competitividade exige uma nova maneira de fazer software

Ao completar 25 anos, a companhia gaúcha investe em novas tecnologias, entre elas, Blockchain, com o lançamento, em setembro, de um projeto dedicado à área de saúde, conta Verner Heidrich.

Serviços de voz estão mais vivos do que nunca na jornada digital

Quem pensa que os serviços de voz serão secundários está cometendo um erro, pontuou Douglas Silva, executivo da AWS. "Acreditamos que nos próximos 24, 36 meses a voz vai evoluir de apenas serviço informacional para transacional".

Febraban: o céu é o limite para modelos de negócios com blockchain

A blockchain bancária é ainda uma produção pequena, mas é um marco para o setor, observa o diretor setorial de Tecnologia da Febraban, Gustavo Fosse. Sobre o Open Banking, a única certeza é que ele vai vir e já no ano que vem.

Distributed Ledger: open source e blockchain unem esforços

Para o diretor de DCX das Capgemini, Thiago Nascimento, a tecnologia de livro-razão (Distributed Ledger) será disruptiva e exigirá a interoperabilidade do setor financeiro.

AWS vira aceleradora virtual de projetos voltados à educação no Brasil

Iniciativa, que foi lançada há dois anos nos EUA, já destinou US$ 2 milhões para startups e empresas de tecnologias da área educacional. Prazo para a análise de um projeto é de 12 dias. "É para fazer acontecer mesmo", disse o country manager do setor público da AWS, Paulo Cunha.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G