Home - Convergência Digital

TVs:interferência na faixa de 700 MHz compromete “multitelas”

Convergência Digital - Carreira
Luís Osvaldo Grossmann - 29/04/2014

Embora o governo insista que não haverá problemas no uso da faixa de 700 MHz pela telefonia móvel, os engenheiros de televisão ainda temem que as interferências afetem a convivência entre os dois serviços, especialmente em questões que até aqui não devidamente endereçadas. Em particular, no uso simultâneo de smartphones diante da TV.

“Se o usuário assistir televisão com terminal próximo, vai interferir. Estamos constatando isso nos testes que estão sendo feitos. E proibir a população a usar terminal LTE quando assiste tevê parece complicado”, afirma o engenheiro de sistemas de comunicação da Abratel, André Felipe Seixas Trindade.

Dificuldade séria visto que mais de um terço dos internautas brasileiros divide a atenção entre as telas da televisão, dos tablets, smartphones e computadores, conforme pesquisa divulgada pela Google no ano passado sobre o uso de “multitelas”. Em particular, 68% usam TV e smartphones ao mesmo tempo.

Segundo a Abratel, resultados já divulgados pela própria Anatel demonstram o problema. “Os testes feitos em Santa Rita do Sapucaí [MG], no equipamento de um grande fabricante, mostra que o filtro foi eficaz no downlink LTE, mas não para proteger a recepção de TV Digital da interferência no uplink.”

Há um outro problema adicional, como acentua a diretora de tecnologia da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão, Ana Eliza Faria. “Exemplos internacionais são relevantes, mas é importante olhar o habito brasileiro. E temos a tradição de assistir televisão com antena interna e com o celular do lado.”

Segundo ela, uma recente pesquisa realizada pelo Ibope em São Paulo demonstra que “50% das pessoas tem como única forma de assistir a TV aberta ‘pelo ar’, as mais expostas a interferências. O mais importante é que 25% dos domicílios dependem exclusivamente de antena interna para a recepção dos sinais”.

O uso disseminado de antenas internas tem o agravante, no caso, porque elas já trazem filtros integrados e não comportam filtros adicionais – e esses são apontados pela Anatel como a principal solução contra as interferências prejudiciais entre 4G e TV Digital.

“Há temor entre os engenheiros, porque apesar das promessas de que não vai afetar cobertura e qualidade na introdução do LTE, sabe-se que as etapas de preparação estão sendo encurtadas, o que traz insegurança técnica ao processo”, lamenta a diretora da SET.

 

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

25/04/2019
TV Digital: Com parecer pró-TVs, Anatel acena com recursos para banda larga

23/04/2019
Decreto com metas de 4G não pode ser cumprido em um terço das cidades

23/04/2019
TIM e Claro lideram perda de assinantes. Pós-pago chega a 44,67% do mercado

16/04/2019
Claro tem menor latência no 4G. TIM a maior cobertura

08/04/2019
Pós-pago supera 100 milhões de acessos com impulso do 4G

03/04/2019
TIM ativa chamada VoLTE em todo o Rio de Janeiro

28/03/2019
Empresas de TI querem que sobras da TV Digital conectem as áreas rurais

26/03/2019
4G em 700 MHz já está liberado em 5.090 municípios

26/03/2019
Cobertura 4G alcança um novo município por dia

25/03/2019
PGMU: Anatel atualiza lista e troca 259 localidades que já tinham 4G

Destaques
Destaques

Claro tem menor latência no 4G. TIM a maior cobertura

Relatório trimestral da Opensignal mostra que a disponibilidade do 4G aumentou, de forma considerável, em função do uso da faixa de 700 Mhz. No Rio de Janeiro, por exemplo, o índice subiu de 69,9% para 77,7% no período entre setembro e novembro do ano passado.

UIT sai em defesa da Huawei e diz que entidade decide padrão 5G em outubro

Para Houlin Zhao, não há, até agora, nenhuma evidência que comprove as alegações feitas pelo governo dos EUA contra a fabricante chinesa. Segundo ele, as preocupações sobre a tecnologia 5G estão sendo guiadas por política e comércio.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Smartphones colocam Inteligência Artificial na palma da mão

Por Samir Vani*

Tecnologias como reconhecimento facial, identificação de objetos e realidade aumentada já estão disponíveis na palma das nossas mãos, mas boa parte das pessoas não sabe ainda.


Copyright © 2005-2019 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site