SEGURANÇA

Cibercriminosos usam o Orkut para vender malware

Roberta Prescott ... 05/06/2014 ... Convergência Digital

Enquanto os usuários dão preferencia às novas redes sociais como Facebook e Twitter, páginas mais antigas como a de fórums de discussão e o Orkut estão sendo usadas para o crime cibernético. Em sua apresentação no CIAB 2014, nesta quinta-feira, 05/06, Thiago Bordini, diretor de tecnologia e pesquisa da New Space Prevention, fez um importante alerta: diversas ferramentas que podem ser consideradas obsoletas no mundo cibernético, mas que seguem ativas, estão sendo usadas para o crime eletrônico. 

De acordo com ele, os atacantes aproveitam estes mecanismos para trocar de informações sobre crime eletrônico e fraudes financeiras. Encontra-se até malware como serviço. “Hoje, se você não sabe programar, consegue comprar um malware pronto. E há malwares específicos para ATMs, que não são comercializados tão abertamente, mas em comunidades mais restritas.”

A criação de malware para roubar informação de caixas eletrônicos é uma tendência, na opinião de Bordini, porque houve uma melhora na defesa física dos ATMs, fazendo com que os criminosos buscassem outras técnicas que não fossem a explosão de caixas eletrônicos. A saída foi encontrar fragilidades no software das máquinas.  Com isto, o golpe passou de atacar os ATMs para ejetar a gaveta de dinheiro para capturar os dados dos correntistas e as senhas para enviá-los a fraudadores.  A CDTV, do portal Convergência Digital, entrevistou Thiago Bordini sobre o tema. Assistam.


NEC - Conteúdo Patrocinado - Convergência Digital
Multibiometria: saiba como ela pode cuidar da sua segurança digital

Plataforma Super Resolution, que integra espaços físicos e digitais, será apresentada pela primeira vez no Brasil no Futurecom 2018. Um dos usuários da solução é o OCBC Bank, de Cingapura. A plataforma permite o reconhecimento instantâneo das pessoas à medida que se aproximem da agência.

Porto de Fortaleza fica refém de ataque hacker

Ataque ransomware pegou sistemas administrativos internos, servidores de email e neste momento muitos controles estão sendo feitos a mão. Invasão foi identificada na segunda-feira, 28 de outubro, segundo informa o site CISO Advisor.

Brasil possui quase 56 mil URLs maliciosas

Mais de 1 milhão de brasileiros foram impactados, de acordo com o relatório Fast Facts, da Trend Micro. País ocupa a 15ª posição no ranking dos países mais atingidos por URLs maliciosas.

Mais de 60% das empresas sofrem incidentes de segurança semanais

Pesquisa realizada no Brasil, EUA e Alemanha também aponta que há perdas financeiras em 50% dos casos. 

Sistemas sem suporte rodam em mais de 40% dos PCs

Pesquisa da empresa de segurança Kaspersky diz que mais popular é Windows 7, que ficará sem suporte em três meses. Grandes, pequenas e microempresas continuam usando versões como XP ou Vista. 



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G