TELECOM

Sala de Controle da Oi foi o coração da rede de Telecom da Copa 2014

Por Suzana Liskauskas, especial para o Convergência Digital ... 17/07/2014 ... Convergência Digital

Planejamento e simulação prévia de falhas. Esses foram os pontos-chave da megainfraestrutura montada pela Oi para atender a demanda da FIFA durante a Copa do Mundo. Em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, o diretor de Operação Centralizada da Oi, José Claudio Gonçalves, fala dos 'frios na barriga' ao longo dos 32 dias do evento mundial do futebol. "Nas quartas de final, houve um rompimento de uma fibra óptica na Barra da Tijuca. Poderia ter tido um problema. Mas os técnicos da Oi e da Telebras trabalharam em parceria. Esse foi o mote desse evento: todo mundo se ajudou para funcionar", conta Gonçalves.

Responsável pela prestação de serviços para a FIFA, a Oi começou a definir seu trabalho com projetos de redundância e com ações de gerenciamento de crises. "Oito meses antes do evento fizemos um mapeamento para saber em quais pontos deveriámos reforçar a nossa rede, instalar uma redundância ou mesmo fazer uma nova rota. Depois partimos para a simulação de falha, crucial para identificar as demandas que seriam exigidas. A topologia da rede foi testada e estressada para saber se suportaria os incidentes possíveis, como queda de links, e demanda excessiva", ressalta Gonçalves.

O 'coração' de toda essa engrenagem da Oi para a Copa do Mundo pulsou na Sala de Controle, criada no Centro de Gerenciamento de Rede da tele, em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro. Foi dela, ressalta Gonçalves, que foi possível enxergar tudo o que aconteceu na rede. "Foi um zoom direto em toda a área que estávamos atuando. Vimos as rotas de fibras ópticas. Os backbones. Tudo monitorado em tempo real. A sala foi interligada com os 12 estádios, onde havia profissionais dedicados",conta o executivo da Oi. A Sala de Controle Especiais também estava integrada ao Centro de Controle da FIFA.

Com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) foi fechada uma parceria para acompanhar a distribuição de energia, crucial para o bom funcionamento das redes de Telecom. Um dos pontos de tensão permanente foi a manutenção das rotas à distância. "Tivemos equipe de vistoria permanente percorrendo as rotas de fibras ópticas para minimizar os riscos", relata Gonçalves. O Maracanã, templo da final, não foi o maior 'frio na barriga'. Esse aconteceu em São Paulo, na abertura da Copa.

"O Itaquerão foi entregue em cima da hora. Nenhuma operadora conseguiu testar como gostaria. As simulações não foram feitas com grande público. Foi um grande teste". Sobre o legado dessa infraestrutura, o diretor da Oi diz que há negociações em curso com as administrações das arenas. O executivo falou ainda da força-tarefa de cerca de 4 mil profissionais recrutada para o evento. "Foram dias de muito, muito trabalho". Assistam a entrevista.


Internet Móvel 3G 4G
TIM fecha acordo global com Nokia por IoT corporativa

Operadora é a primeira da América Latina a contratar a solução WING (Worldwide IoT Network Grid) da fabricante finlandesa. Agronegócios e indústria automativa são os alvos preferenciais numa primeira etapa. O valor do contrato não foi revelado pelas partes.

Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

Rodrigo Abreu assume a presidência da Oi em 31 de janeiro

Executivo teve o nome confirmado pelo Conselho de Administração. Abreu já presidiu a TIM e, agora, tem o desafio de fazer a Oi sair da recuperação judicial.

Oi diz que teve prejuízo com o que Lava Jato chama de favorecimento

Em comunicado, operadora lista compra da Brasil Telecom e fusão com a Portugal Telecom entre as causas que resultaram no pedido de recuperação judicial. 

Globo e Netflix se unem contra streaming na Lei da TV Paga

Debate realizado na Câmara federal mostra que há muitas divergências sobre a questão entre os atores do ecossistema sobre a Internet ser ou não enquadrada na Lei do SeAC.

STF suspende lei de Pernambuco que proibia teles de vender SVA associado a telecom

Segundo o ministro Celso de Mello, além de compartilharem as mesmas infraestruturas físicas de suporte, os serviços de valor adicionado integram o processo de convergência tecnológica.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G