Home - Convergência Digital

Carteiras digitais entram na mira dos phisings

Convergência Digital - Carreira
Da redação - 09/09/2014

O Google Wallet e a plataforma de pagamento chinês Alipay são os novos alvos de ataques de phishing. Essas formas populares de pagamentos apresentam vulnerabilidades que podem ser exploradas em ataques de apps maliciosos.  Na prática, isso significa que, ao fazer um pagamento por meio de aplicativos de terceiros, o usuário, não imagina que um aplicativo de phishing pode aparecer no lugar  do Google Wallet e do Alipay legítimos. Sem desconfiar da falsa tela, os usuários acabam inserindo no aplicativo de phishing seus respectivos dados bancários e senhas.

As mensagens falsas mostram o potencial dos ataques de phishing, que podem ser apenas o começo. Quando os cibercriminosos têm acesso às contas dos usuários, eles podem partir para o roubo de informações armazenadas na conta. Uma vez que os aplicativos afetados lidam com os pagamentos, é muito provável que dados de cartão de crédito e outras informações de pagamento sejam roubados e negociados nos submundos cibercriminosos. 

A conclusão é da Trend Micro, empresa especializada em soluções de segurança na era da nuvem. A empresa examinou os kits de desenvolvimento de software (SDKs) de formas populares de pagamento por aplicativos e aponta uma falha na comunicação entre o aplicativo de pagamento para dispositivos móveis e os aplicativos de pagamento para clientes. De acordo com os pesquisadores da empresa, a mensagem de sistema que os apps de pagamento para dispositivos móveis enviam podem ser interceptadas por um aplicativo malicioso, por meio de um filtro de intenção de alta prioridade. 

Para operações que envolvem o SDK afetado do Google Wallet, o aplicativo deve se comunicar com o aplicativo Google Play no dispositivo para que o Google Play possa notificar o usuário sobre o pagamento e, em seguida, solicitar a confirmação.  No caso do SDK do IAP, verifica-se uma intenção implícita, que pode ser interceptada. Isso significa eu um aplicativo malicioso pode usar o mesmo filtro de intenção para exibir uma página de phishing. 

O Alipay apresenta processo semelhante ao do Google Wallet. Após o usuário clicar no botão "pagar", o aplicativo se comunicar com o app cliente do Alipay para que este mostre uma mensagem de confirmação. Como a falha presente no Google Wallet, a comunicação pode ser interceptada por um aplicativo malicioso usando o mesmo filtro de intenção. O aplicativo malicioso envia, então, sua própria mensagem em vez da mensagem legítima.

Aplicativos de terceiros empregam o SDK do Google Wallet ou do Alipay, a fim de se comunicar com os aplicativos legítimos para processamentos reais de pagamento. O objetivo do referido SDK é enviar a intenção de pagamento para o Google Wallet ou Alipay. Um aplicativo malicioso pode substituir os dois aplicativos reais para receber a intenção de pagamento.De acordo com a Trend Micro, o Google e o Alipay já foram informados da vulnerabilidade.


Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

13/05/2019
Suprema Corte dos EUA processa Apple por monopólio na App Store

10/05/2019
Aplicativo da Previdência Social terá novos serviços

09/05/2019
Para STF, restrições e proibições a apps de transporte são inconstitucionais

26/04/2019
Uber teve prejuízo de 1 bilhão de dólares no primeiro trimestre

12/04/2019
Uber diz ter 91 milhões de usuários no mundo

04/04/2019
Empresas recorrem ao STF contra "uber dos ônibus"

07/02/2019
Anatel terá app para comparação de preços, mas ele só fica pronto em 2020

30/01/2019
Bradesco viabiliza aluguel de carro pelo aplicativo

24/01/2019
Easy Taxi e Cabify unem operações para brigar com Uber e 99

23/01/2019
Telegram ignora Fake News e aumenta número máximo de pessoas em grupo

Destaques
Destaques

Com 5G, Internet das coisas entra no radar dos bancos no Brasil

Muitas instituições financeiras estão com a área de inovação trabalhando para entender como usar a Internet das Coisas em seus serviços, diz o diretor de Tecnologia da Federação Brasileira de Bancos, Febraban, Gustavo Fosse.

País ativa 2 milhões de chips 4G por mês

Primeiro trimestre do ano terminou com 136 milhões de acessos LTE ativos, ou praticamente 60% dos celulares em serviço.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

O potencial pouco explorado da Internet das Coisas

Por Daniel Kriger*

A grande mudança que a Internet das Coisas (IoT – Internet of Things) trará para a vida das pessoas está além da facilidade de se preparar um café, programar um banho quente ou economizar na conta de luz. Dar conectividade a objetos e abrir espaço para comandos inteligentes em inúmeras tarefas do dia a dia é um dos principais propósitos de IoT. Mas não é só isso.


Copyright © 2005-2019 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site