TELECOM

Consumidor: Anatel quer mudar o modelo de avaliação das teles

Luís Osvaldo Grossmann ... 09/09/2014 ... Convergência Digital

58 Painel Telebrasil 2014Ainda às voltas com a disputa judicial pelo novo regulamento pró-consumidores, a Anatel promete mudar a forma como avalia as operadoras. O primeiro impacto deve ser na próxima pesquisa de avaliação da qualidade percebida pelos usuários.

“Há problemas de percepção que as pesquisas não captam, mas as redes sociais sim. Precisamos mudar. Ano que vem tem nova coleta e não faz sentido fazermos isso com a metodologia atual, que por avaliar de forma diferente sequer permite que a percepção do STFC [telefonia fixa] ‘converse’ com a do SMP [móvel]”, diz a superintendente de Relações com os Consumidores, Elisa Peixoto, que participou nesta terça-feira, 09/09, do 58º Painel Telebrasil, em Brasília.

O passo inicial, portanto, é unificar as metodologias, corrigir imperfeições – cada uma das 190 mil entrevistas dura, em média, 12 minutos – e buscar entender melhor o que esperam os clientes. “É comum ouvirmos que o número de reclamações é proporcionalmente pequeno diante da base de clientes, mas o fato é que a imagem do setor ainda é ruim. E o que vemos é uma tendência de queda na percepção da qualidade”, emenda.

As próprias empresas reclamam que “os indicadores técnicos nada tem a ver com percepção do consumidor”, conforme expôs recentemente em audiência pública na agência uma representante da Telefônica/Vivo. A Anatel, por sua vez, parece disposta a mudar profundamente a forma como avalia as operadoras, a começar pelos próprios indicadores.

“Uma iniciativa que ganha corpo na agência é uma mudança geral no sistema de aferição da qualidade. Já tem um grupo criado para iniciar as discussões para reavaliar não só as metas, mas todo o acompanhamento”, explica o superintendente de Planejamento Regulatório, José Bicalho.

“Basicamente a Anatel tem hoje regulamentos em cima de metas preestabelecidas para acompanhamento da qualidade e o não cumprimento gera sancionamento automático. O que vem sendo discutido é adotar mecanismos de acompanhamento para que a gente possa antecipar problemas e corrigi-los antes que causem dificuldades maiores para os usuários.”


Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

Reforma tributária: integrantes do PSDB discordam sobre o teor

Ao participarem  do Painel Telebrasil 2019, em Brasília, o deputado Vitor Lippi (PSDB/SP) e o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan (PSDB/RS), discordaram sobre o teor das reformas em discussão no Congresso.

TIM quer infraestrutura única para cidades com menos de 30 mil habitantes

Para o CTIO da operadora, Leonardo Capdeville, não faz sentido infraestruturas diferentes em localidades onde a receita é mais baixa. CEO da TIM, Pietro Labriola, fala em IoT como fonte nova de receita.

Anatel mantém pente fino na recuperação judicial da Oi

Agência vai manter o grupo de trabalho criado para acompanhar a operadora. Também quer receber dados financeiros, fluxo de caixa atual, receitas e custos e financiamentos, além de eventuais alienações. Prazo dado à Oi para passar as informações é de 60 dias.

Uma em cada cinco conexões à internet fixa acontece por fibra óptica

Em 12 meses, proporção dos acessos registrados pela Anatel que usam a tecnologia passou de 12% para 20% do total. Cabo detém outros 30%. O Brasil contabiliza 6,33 milhões de acessos em fibra óptica. ISPs mostram força e já representam 21% do market share.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G