Home - Convergência Digital

Big Data: Anatel quer data centers no Brasil

Convergência Digital
Luís Osvaldo Grossmann - 14/10/2014

Enquanto as operadoras listam vantagens claras para os negócios com o uso do Big Data, reguladores têm preocupações com a utilização da ferramenta. Além dos riscos inerentes à quebra da privacidade, o próprio armazenamento dos dados deve levar em conta questões de jurisdição e “proximidade” das informações.

“Com a grande quantidade de informações não estruturadas, cada vez mais armazenadas, a localização desses data centers deveria estar mais próxima dos usuários. Esse é um ponto que se deve discutir”, defendeu o vice-presidente da Anatel, Jarbas Valente, em debate no Futurecom 2014, nesta terça-feira, 14/10.

“Preservando a privacidade e criando condições de implantar data centers no Brasil, podemos garantir no curto prazo um maior acesso às informações pelos usuários”, insistiu o conselheiro. Ele acredita também que, no campo da neutralidade de rede, “será importante sabermos até que ponto podemos ter trade off no uso das informações.”

A privacidade é uma preocupação corrente do outro lado do Atlântico também. Como destacou a presidente da Anacom (a agência reguladora de Portugal), Fátima Barros, “os reguladores devem chamar atenção para as inconveniências do Big Data, para os problemas relacionados à privacidade. O Big Brother de George Orwell é uma pálida comparação.”

“É uma questão muito perigosa. A produção dessa informação em avalanches permite análises que tendem a fazer previsões para o futuro, que vão indicar que em certa região, ou alguém de certa etnia, tem mais possibilidades de se tornar criminoso. Ou que tem menos ou mais possibilidade de obter um empréstimo. As informações podem vir a gerar comportamentos muito preocupantes em termos de discriminação, e isso não podemos esquecer”, afirmou a presidente da Anacom.

 

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

19/08/2019
FGV do Rio abre inscrição para vestibular para Ciência de Dados

16/08/2019
Semantix abre vagas para 20 cientistas de dados

13/08/2019
Na tomada de decisão, o Excel sai à frente do big data

26/07/2019
Técnicos são os que mais procuram especialização em Big Data

17/07/2019
USP promove 3ª Escola Avançada em Big Data Analysis

01/07/2019
LabData promove curso de férias sobre big data e inteligência artificial

11/06/2019
Neoway compra LegalLabs atenta a um mercado estimado em R$ 12 bilhões no Brasil

10/06/2019
Salesforce compra Tableau Software por US$ 15,3 bilhões na maior aquisição de big data

03/06/2019
Brasil fica nas últimas posições em ranking mundial de uso de Big Data e Analytics

30/05/2019
Startup catarinense usa big data para combater desperdício de água potável

Veja a segunda edição da revista digital Alianza Latinoamericana de Medios TIC 58º Painel Telebrasil

Revista do 58º Painel Telebrasil, realizado nos dias 09 e 10 de setembro de 2014 em Brasília, tendo como tema principal Perspectivas e Propostas para o Próximo Governo, Telecomunicações, Competitividade e Inovação no Brasil.

Clique aqui para ver mais revistas
Veja mais vídeos
EMC
Veja mais vídeos da CDTV
Alianza Latinoamericana de Medios TIC
Futurecom 2015: presente y futuro de las TIC en Latinoamérica y el Mundo

El uso de nuevas tecnologías en deportes, negocios, consumo y educación, serán algunos de los temas abordados en el gran evento de Telecomunicaciones de Latinoamérica.

M2M: cuando las cosas se vuelven inteligentes

Comprende una amplia variedad de alternativas de uso: desde accionar elementos mecánicos (máquinas expendedoras, ascensores, entre otros) hasta actualizar la información que se muestra en pantalla.

José Otero de 4G Americas: “El objetivo es fomentar el desarrollo socioeconómico”

La red social Facebook está dando un paso más adelante en su estrategia para llevar servicios de Internet a los 4.400 millones de usuarios que aún no tienen acceso a la web.

VideoCast Evaluamos entrevista a Carlos López Blanco

Director General de Asuntos Públicos y Regulación de Telefónica  habló del desarrollo de la infraestructura de primer mundial en Latinoamérica.

Amdocs, garantía de éxito de los proveedores de servicio

La compañía proveedora de sistemas y servicios para la experiencia del cliente en la industria de comunicaciones, medios y entretenimiento a nivel mundial, dio a conocer su propuesta de red en la nube que agiliza el servicio y la eficiencia operativa.


Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site