Home - Convergência Digital

Plataforma feita pela NASA vai certificar profissionais de TI no Brasil

Convergência Digital - Carreira
Da redação - 09/04/2015

Com o objetivo de contribuir para a qualificação e profissionalização do mercado de TI, a MOVPLAN, empresa que oferece produtos e soluções para o mercado educacional, e a TestOut, empresa norte-americana que desenvolve cursos para formação, capacitação e certificação no segmento, anunciam uma parceria para que a companhia brasileira seja representante exclusiva de seus cursos online no Brasil, sendo o primeiro país da América do Sul a dispôr da tecnologia TestOut.

Segundo estudo da Softex (Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro), em 2012, o segmento já apresentava um déficit de 50 mil profissionais no Brasil, número que deve superar a marca de 400 mil até o ano de 2022. É justamente para diminuir tal defasagem que a parceria entre TestOut e MOVPLAN pretende atuar por meio de um portfólio completo de cursos de formação em TI, de alta qualidade, com conteúdo diferenciado e simuladores virtuais.

Outro dado que comprova existência da demanda por profissionais capacitados é que, de acordo com estudo da Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), somente em 2014 foram criadas 78,5 mil vagas em TI, sendo que 44 mil deixaram de ser preenchidas por falta de profissionais capacitados.

Até o momento são dois cursos totalmente readaptados ao mercado brasileiro. Um deles é o PC Pro (Hardware e sistemas operacionais), um curso de 80 horas que ensina todo o processo de manutenção de computadores. Em breve estarão disponíveis o Rede Pro (administração de rede), Security Pro (segurança da rede) e Office Pro (Word, Access, Excel e PowerPoint).

Todos os cursos são aplicados na plataforma LabSim, um laboratório virtual desenvolvido por cientistas da Nasa, que combina simulados, videoaulas, textos e exames práticos para melhor preparar os alunos para a certificação no setor de TI. Ao final de cada curso, o aluno passa por uma avaliação 100% prática para que possa receber a certificação internacional.

“Acreditamos que nossa tecnologia de material didático e o software LabSim trará formação e oportunidade de emprego para os brasileiros, ajudando a eliminar o ‘apagão’ de mão de obra no País. Além disso, os alunos recebem certificados baseados no desempenho que são internacionalmente reconhecidos”, explica Roy Olsen, diretor de vendas da TestOut.

As simulações de laboratório proporcionam aos alunos a experiência do mundo real, ao realizarem tarefas que eles encontrarão no dia a dia. Os alunos podem praticar a configuração de hardware, instalar drivers, gerir sistemas operacionais e configurar dispositivos de rede, tudo no próprio browser.

“Com o sistema TestOut, as escolas não precisam investir em um laboratório físico, permitindo que cada aluno tenha um simulador em seu computador. O LabSim oferece aos estudantes uma experiência de aprendizado envolvente a um custo acessível e aos educadores uma solução flexível”, acrescenta Esdras Santana, diretor executivo da MOVPLAN.

A TestOut, que vem crescendo mais de 30% ao ano desde a crise de 2008, está investindo agressivamente na expansão internacional, com foco em países que permitem a entrada de produtos que podem ajudar a preencher a missão de melhorar a vida dos estudantes. “A MOVPLAN é o parceiro ideal para nos ajudar a entrar no Brasil. Há uma grande sinergia entre as empresas que pode ajudar a fornecer aos alunos melhores oportunidades no mercado de trabalho”, conclui Olsen.
 

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

24/04/2019
Embraer usa IA para contratar e abre 40 vagas para TI e cibersegurança

18/04/2019
Empresa de negócios digitais busca profissionais de Mainframe

17/04/2019
Empresa de TI abre 119 vagas

11/04/2019
Plataforma digital abre mais de 200 vagas em São Paulo e Campinas

05/04/2019
Telecine, da Globosat, procura por cientistas de dados

04/04/2019
Provedora de serviços de TI abre 200 vagas de tecnologia

03/04/2019
Os oito erros que barram a sua chance de encontrar um emprego

01/04/2019
Empresa de TI abre 103 vagas em vários estados

28/03/2019
Empresa de TI digital para saúde está com 100 vagas abertas

21/03/2019
Jovens entre 18 e 24 anos são os mais vulneráveis à demissão

Veja mais artigos
Veja mais artigos

O futuro do trabalho colocado à prova

Por Luiz Camargo*

Novas profissões exigem também novas habilidades para acompanhar a revolução digital. Os novos empregos certamente irão demandar habilidades analíticas, matemáticas e digitais, com um toque de neurociência.

Destaques
Destaques

STF anula decisão do TST e reforça valor legal da terceirização

Decisão aconteceu em uma ação de uma atendente contratada pela Contax, prestadora de serviços de call center, para atuar como terceirizada na Telemar Norte Leste.

Mais de 60% dos brasileiros estão infelizes, mas têm medo de mudar de emprego

Estudo da Brands2Life, com o LinkedIn, traz um dado assustador: 80% dos brasileiros não se candidata para a vaga de trabalho que gostaria. Cerca de um terço dos profissionais deixa de se candidatar a uma nova vaga por falta de confiança na sua própria capacidade.

Serviços de TI e de Telecom podem ser 100% terceirizados no Governo Federal

Também foi incluída na lista divulgada pelo governo Federal o serviço de teleatendimento. Decisão está publicada na portaria 443/2018.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site