NEGÓCIOS

Apenas 4% dos correntistas brasileiros fazem operações financeiras no banco móvel

Por Roberta Prescott ... 14/04/2015 ... Convergência Digital

O número de movimentações bancárias efetuadas por meio de dispositivos móveis (smartphones e tablets) aumentou 127% entre 2013 e 2014, totalizando aproximadamente 5,3 bilhões de transações em 2014. Mas, deste montante, apenas 4% das interações tiveram  operações financeiras. O internet banking segue sendo o canal responsável pelo maior número de transações bancárias, cerca de 19 bilhões ou 41% do total, à frente do ATM (21%), POS (13%) e das agências (8%).Os números integram a Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2014 e foram revelados à imprensa nesta terça-feira (14/04). O levantamento, feito em parceria com a Strategy&, falou com 20 instituições financeiras que operam no Brasil e englobam 95% do setor bancário em relação ao número total de agências.

O diretor-setorial de tecnologia bancária da Febraban, Gustavo Fosse, explicou que, apesar do avanço, ainda há muito espaço para expansão das transações por mobile banking. Isto porque apenas 24% do total das 108 milhões de contas correntes têm mobile banking. De fato, o porcentual aumentou em relação aos 11% de 2013, quando 12 milhões de contas contavam com a experiência móvel. Como comparação, 47% das contas ativas têm internet banking.

A maior adoção do mobile banking está ligada ao crescimento da base de smartphones e à penetração mais acelerada do acesso à Internet em todas as classes sociais. Por parte dos bancos, contam principalmente o desenvolvimento de aplicações com melhor usabilidade e o aumento do número de transações possíveis de serem efetuadas por meio do aparelho móvel.

Os últimos números divulgados pela IDC a respeito das vendas de smartphones no Brasil evidenciam que o aparelho não deve ser barreira para a ampliação de relevância do canal. De acordo com o levantamento, foram vendidos cerca de 54.5 milhões de smartphones em 2014, uma alta de 55% na comparação com 2013, quando 35.2 milhões de aparelhos foram comercializados no País. Ou seja, foram vendidos 104 smartphones por minuto.

A pesquisa da Febraban também evidenciou que o mobile banking possui importante espaço de crescimento no Brasil quando comparado a outros mercados. Enquanto 41% dos brasileiros navegam na Internet, 41% usam as redes sociais e 16% compram eletronicamente, apenas 7% utilizam mobile banking. Nos Estados Unidos, o porcentual chega a 26%, acima dos 23% de comércio eletrônico, mas inferior aos 69% de navegação na Internet e aos 65% da utilização das mídias sociais. Para Fosse, a infraestrutura de telecomunicações não é um empecilho para o desenvolvimento do mobile banking. “Já deixou de ser um problema”, firmou.

Somadas, transações por internet e aparelhos móveis representam cerca de 52% do total, cinco pontos porcentuais a mais que o registrado em 2013 e bastante acima dos 36% obtidos em 2010. A explicação para o aumento está tanto na facilidade dos meios digitais, quanto ao perfil dos usuários que cada vez mais mudam seus hábitos. No entanto, ainda prevalecem as transações sem movimentações financeiras em ambos os canais — 82% no caso da Internet e 96% em mobile.

Em 2014, 51 milhões de contas tinham internet banking, 22% a mais que os 42 milhões de 2013. No total, foram efetuadas 19 milhões de transações pelo canal, número superior que os 17 milhões de 2013. A pesquisa observou que o crescimento médio anual do meio desde 2010 foi de 19% e que a Internet segue tendo uma maior aceitação pelos usuários ano após ano. De acordo com a pesquisa, existe uma tendência de convergência das plataformas de Internet e aparelhos móveis, que tendem a ser canais complementares. Assim, espera-se que os bancos adaptem as funções de cada um dos meios para que ofereçam elementos adequados para os diferentes perfis de uso. 

 


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