Convergência Digital - Home

Dados explodem e bancos aumentam gastos com hardware no Brasil

Convergência Digital
Por Roberta Presscott - 15/04/2015

O orçamento dos bancos brasileiros com tecnologia da informação e telecomunicações registrou leve alta de 3,37% em 2014 na comparação com o ano anterior. Despesas e investimentos das instituições bancárias em TIC somaram R$ 21,5 bilhões em 2014, enquanto a soma de 2013 chegou a R$ 20,8 bilhões, de acordo com a Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2014.

O estudo relevou uma leve mudança na composição dos gastos. As despesas e os investimentos com hardware, que representavam 41% do total em 2013, passaram para 43% em 2014, já o montante destinado a software e telecom caiu um ponto porcentual cada. Em 2014, telecomunicações eram 17% do total e software, 39%. O crescimento maior em hardware no ultimo ano deveu-se ao aumento de capacidade e modernização da armazenagem de dados que alguns bancos fizeram.

Independentemente dos cenários econômicos ao longo do período entre 2010 e 2014, os bancos não retraíram suas despesas e seus investimentos em TIC e a média de aumento anual foi 6%. De acordo com a pesquisa, neste intervalo, os investimentos em software cresceram a taxas maiores (16%), enquanto hardware subiu 6% e telecom, 2%.

Durante a apresentação dos números, Gustavo Fosse, diretor-setorial de tecnologia bancária da Febraban, explicou que, em 2014, as despesas se estabilizara, evidenciando a preocupação dos bancos com medidas de eficiência. “Teve queda nas despesas. Isto mostra que a área de TI está investindo em melhorar a sua própria eficiência”, afirmou em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira, 14/4, em São Paulo.


LEIA TAMBÉM:
Destaques
Destaques

Apenas um em quatro executivos de TI no Brasil conhece ou planeja adotar computação em memória

Na era em que o dado virou o protagonista dos negócios, ter uma infraestrutura capaz de processar e transformar esse dado em informação é crucial, adverte o gerente de Consultoria e Pesquisa da IDC Brasil, Pietro Delai.

Makro avança com a transformação digital

Rede varejista adotou a platforma na nuvem para comércio eletrônico da SAP, o C/4Hana, para assegurar a jornada digital da experiência do consumidor. "Desafiamos a nossa cultura e mudamos para ficar com o cliente", disse o CIO do Makro, Marcus Falcão.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Edge Computing para acelerar os negócios das empresas brasileiras

Por Henrique Cecci*

O que é, afinal, Edge Computing? Trata-se da aplicação de soluções que facilitam o processamento de dados diretamente na fonte de geração de dados. No contexto da Internet das Coisas (IoT), por exemplo, as fontes de geração de dados geralmente são "coisas" com sensores ou dispositivos incorporados.

Intuição versus análise de dados na gestão

Por Douglas Scheibler*

O poder decisório significa alta responsabilidade e inúmeros riscos. Neste cenário caótico, analisar dados é indispensável e é o que justifica uma determinada medida ser considerada como correta, em um cenário específico, em detrimento de outras.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site